Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Golpe que usa nome da Uber já enganou 40 mil no Brasil

Link é encaminhado para e-mail das vítimas e solicita informações pessoais

Por Da redação
Atualizado em 21 jun 2017, 14h02 - Publicado em 21 jun 2017, 13h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Golpe Uber
    E-mail é enviado para internautas em nome da Uber e oferece descontos de 100 reais em cada corrida (ESET/Reprodução)

    Mais de 40 mil brasileiros já caíram no golpe que está oferecendo 100 reais de desconto em corridas pelo aplicativo da Uber. A campanha começou no último sábado, de acordo com a empresa de segurança digital ESET.

    Publicidade

    O golpe é aplicado por meio de uma mensagem de e-mail. Ao acessar o link disponibilizado, a vítima é redirecionada para uma página com a opção “Cadastre no Uber agora” e um aviso informando que “o desconto será utilizado automaticamente em casa uma de suas viagens”.

    Publicidade

    Ao clicar no botão, o consumidor é redirecionado a uma página de cadastro com layout semelhante ao da Uber. Para finalizar a operação, o usuário precisa cadastrar nome, CPF, telefone e dados do cartão de crédito.

    Ao preencher as informações, surge um pop-up confirmando o ‘sucesso no cadastro’ e a vítima é redirecionada para a página oficial de login da Uber.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A Uber pediu aos clientes que tenham cautela. “Orientamos os usuários a nunca compartilharem os dados de senha do seu cadastro, uma vez que esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários, por exemplo”, disse a empresa em comunicado.

    Dicas de segurança

    O analista de segurança da Kaspersky Lab, Thiago Marques, aconselha aos internautas a não acessar sites antes de identificar como o link chegou até ele. “Muitas vezes sites falsos chegam por e-mail, que direciona o usuário para a página. Os criminosos também compram anúncios para apareceram na busca do Google, então quando o usuário pesquisa por FGTS, por exemplo, aparecem esses links antes do resultado”.

    Publicidade

    Uma visão crítica também é importante no mundo digital. “O usuário não pode ir no automático, tem que ter cautela. É a mesma coisa de quando você encontra alguém na rua e ela quer te vender um iPhone de 2 mil reais por 500 reais, o consumidor vai pensar: ‘Quem é esse cara?’, ‘Como consegue vender por esse preço?’, ‘Será que é roubado?’. Tem que ter o mesmo tipo de pensamento na internet”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.