O grupo francês Publicis, número três mundial da publicidade, e o americano Omnicom, número dois do setor, indicaram neste domingo, em uma coletiva de imprensa, que irão se fundir para criar um novo líder do setor que se chamará Publicis Omnicom Group.
O capital do novo grupo, que será cotado nas bolsas de Paris e Nova York, será repartido em duas partes iguais entre os acionistas das duas empresas. O grupo será co-dirigido por Maurice Levy (Publicis) e John Wren (Omnicom), que dirigem atualmente as duas empresas.
Leia mais:
Starbucks e Danone anunciam parceria
Dívidas fazem Eike Batista perder posto de bilionário
“Este momento se apresenta como um momento histórico e muito importante para a história dos dois grupos e da publicidade”, disse Levy. “Estou muito feliz com esta operação, que vai criar o primeiro grupo mundial”, acrescentou. “Vamos trabalhar melhor e mais rápido”, disse Wren. Ele acrescentou que as negociações entre o Publicis e o Omnicom começaram há seis meses.
As duas empresas esperam concluir a transação no fim de 2013 ou no início de 2014.
Sem medo – Os executivos-chefes do Publicis e do Omnicom descartaram preocupações de que a fusão das companhias poderá levar a uma perda de clientes de alto perfil. “Nós esperamos mais ganhos do que perdas de receita”, disse Maurice Levy, da Publicis, acrescentando que as reações dos clientes têm sido positivas. Já John Wren, da Omnicom, disse que, se houver qualquer perda, ela será muito “próxima de 1% das receitas”.
Os executivos também comentaram que o objetivo é entregar 500 milhões de dólares em sinergias anualizadas durante quatro ou cinco anos e ter uma taxa de pagamento de dividendo de cerca de 35% para a nova empresa.
(com agência France-Presse)