Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Falas de Guedes impulsionam a bolsa, que bate recorde aos 114 mil pontos

Ministro promete avalanche de investimentos e crescimento mínimo de 2% em 2020; mercado ficou confiante

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 dez 2019, 18h26 - Publicado em 18 dez 2019, 18h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A bolsa de valores de São Paulo prosseguiu com seu viés positivo nesta quarta-feira, 18, atingindo uma nova marca histórica com alta de 1,51% do Ibovespa. Pela primeira vez, passou a marca simbólica de 114 mil pontos, batendo novo recorde. O índice fechou o pregão em 114.314 pontos. A máxima anterior foi exatamente no dia anterior, quando a bolsa chegou aos 112.615 pontos.

    A promessa de Paulo Guedes sobre o crescimento de ao menos 2% do PIB em 2020, que trouxe mais tranquilidade para o mercado, a sessão na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que pode impor um impeachment a Donald Trump, — o que afetou ligeiramente o dólar, que fechou em leve alta de 0,02%, cotado a 4,06 reais —, e o anúncio do Fed na semana passada de que não aumentará os juros no ano que vem estão entre os elementos que valorizaram a bolsa.

    “A promessa de Guedes de dobrar o crescimento do PIB no ano que vem e a notícia de que a Câmara aprovou a transferência do Coaf para o Banco Central geraram mais otimismo sobre a economia”, explica Pablo Spyer, diretor de operações da corretora Mirae Asset.

    Na tarde desta quarta-feira, o ministro da Economia falou à imprensa fazendo um balanço sobre o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, e declarou: “Vem uma avalanche de investimentos no ano que vem”.

    Enquanto isso, nos Estados Unidos, o destino do presidente Trump está sendo decidido na Câmara dos Deputados, onde os congressistas discutem os dois artigos de impeachment que podem levar o inquérito ao Senado. Isso fez com que, durante todo o dia de hoje, o dólar estivesse em baixa, fechando em queda de -0,223%.

    Para Sandra Peres, analista da Terra Investimentos, apesar do impacto do impeachment existir, ele é limitado. “Como a votação ainda precisa passar pelo Senado, onde o republicano tem maioria e a chance de passar é muito pequena, o peso para o mercado foi reduzido”, disse.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.