Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Empresas preparam uma das maiores temporadas de liquidações da história

Serão descontos em pacotes de viagem, eletrônicos e peças do vestuário

Por Sabrina Brito Atualizado em 4 jun 2024, 15h38 - Publicado em 21 ago 2020, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma das regras de ouro do mundo dos negócios diz que as crises são grandes geradoras de oportunidades. Se a máxima vale para as empresas, que nessas ocasiões costumam se aventurar na busca por novos produtos e serviços, ela também se aplica no outro lado da moeda — os consumidores. Não poderia haver momento mais favorável para a execução das leis informais que regem a economia. A pandemia do novo coronavírus foi o gatilho para a maior recessão global em décadas, quebrando empresas e destruindo empregos. Agora que o pior parece ter ficado para trás, o mercado começa a reagir. Com as vendas em queda durante todo o ano e praticamente em todos os ramos de atividade, as empresas farão de tudo para cativar os clientes. Nesses momentos, elas usam o principal artifício disponível: as promoções. Desde julho, quando o comércio voltou a reabrir, e até o Natal o país conhecerá uma das maiores temporadas de liquidações de sua história. Isso é positivo para as companhias, mas ainda melhor para os consumidores.

    A temporada oficial de descontos começará no próximo dia 3 de setembro, data marcada para o início da segunda edição da Semana Brasil, evento com promoções criado no ano passado pelo governo Bolsonaro. Nos mesmos moldes da Black Friday, a mais tradicional data de compras dos Estados Unidos, ele poderá representar um marco para a recuperação do comércio. “A importância do evento para as empresas será gigantesca”, diz Marcelo Silva, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). “É uma oportunidade para estimular a retomada e a geração de empregos.”

    -
    RETOMADA - Shopping reaberto em Salvador: lojistas esperam faturar com demanda reprimida – (Tiago Caldas/Fotoarena)

    De fato, muitas companhias já começaram a delinear as suas ofertas. A agência de viagens Agaxtur é uma delas. “Teremos cinquenta produtos com descontos de 30% a 50%”, diz Aldo Leone Filho, presidente da empresa. A Visa, uma das principais bandeiras de cartões do mundo, acertou com seus parceiros a redução de até 70% nos preços de eletroeletrônicos, itens de vestuário e até cursos on-line. O grupo Aliansce Sonae, maior administrador de shoppings do país, diz que os 7 000 lojistas associados darão descontos que também poderão chegar a 70%.

    Os empresários apostam em dois fatores principais para justificar o ânimo. Em primeiro lugar, eles se apoiam nos dados da edição 2019 da Semana Brasil. No ano passado, as vendas totais do varejo aceleraram 12%, enquanto as transações no e-commerce dispararam 41%, segundo informações da consultoria Ebit/Nielsen. O segundo motivo é a demanda reprimida pela pandemia. “Esperamos uma alta entre 10% e 15% dos negócios, o que já é bastante satisfatório”, diz Alfredo Cotait, presidente da Associação Comercial de São Paulo. Seja como for, para muitos consumidores esta é a melhor hora para ir às compras.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA de 26 de agosto de 2020, edição nº 2701

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.