Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dom Cabral: câmbio elevará índice de internacionalização

Por Wladimir D’Andrade São Paulo – Estudo da Fundação Dom Cabral divulgado nesta terça-feira mostra que a internacionalização das empresas brasileiras cresce a uma taxa média anual de 1%, porcentual que não deve ser alterado em razão da crise internacional mas, sim, por causa do aumento das receitas em dólar decorrentes do câmbio. A opinião […]

Por Da Redação
26 jun 2012, 14h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Wladimir D’Andrade

    Publicidade

    São Paulo – Estudo da Fundação Dom Cabral divulgado nesta terça-feira mostra que a internacionalização das empresas brasileiras cresce a uma taxa média anual de 1%, porcentual que não deve ser alterado em razão da crise internacional mas, sim, por causa do aumento das receitas em dólar decorrentes do câmbio. A opinião é do coordenador do Núcleo de Negócios Internacionais da instituição, Sherban Cretoiu, que apresentou o Ranking das Transnacionais Brasileiras de 2012.

    Publicidade

    “O índice pode aumentar devido ao crescimento da receita proveniente do câmbio, já que as companhias fecham seus balanços em reais”, diz. O índice de transnacionalidade elaborado pela Dom Cabral leva em consideração as receitas, os ativos e o número de trabalhadores das operações fora do País. A pesquisa foi realizada com 47 transnacionais e 16 franquias nacionais em questionários aplicados entre março e maio de 2012.

    Apesar da possibilidade de aumento do indicador de internacionalização das empresas, Cretoiu não espera grandes mudanças para o próximo ranking, que fará a análise das transnacionais incorporando o agravamento da crise soberana europeia verificado em 2012. A pesquisa mostra que 72,3% das transnacionais responderam que não têm intenção de entrar em novos mercados neste ano.

    O coordenador do estudo descarta, no entanto, uma redução da participação internacional nos balanços das companhias. “As empresas vão tentar otimizar a produção nos locais em que já atuam e aumentar a participação nesses mercados”, afirma, lembrando que 60,9% planejam expansão nos mercados onde já atuam, enquanto 39,1% preveem estabilidade.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.