Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Delegado Marcelo Freitas é escolhido relator da reforma da Previdência

Experiência jurídica do parlamentar foi determinante na escolha do nome do deputado

Por Da redação
Atualizado em 29 mar 2019, 00h33 - Publicado em 28 mar 2019, 17h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL-PR), anunciou nesta quinta-feira, 28, que o relator da reforma da Previdência na comissão será o delegado Marcelo Freitas, que também é deputado do PSL. Freitas informou que pretende apresentar seu parecer sobre a proposta até 9 de abril.

    Publicidade

    Segundo o presidente da comissão, a escolha do nome do parlamentar foi por causa de sua experiência jurídica. Marcelo Eduardo Freitas, mais conhecido como Delegado Marcelo Freitas, é deputado federal por Minas Gerais, filiado ao Partido Social Liberal (PSL), em primeiro mandato.

    Publicidade

    De acordo com Francischini, o nome do relator foi escolhido após reunião entre ele, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), o secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, e o líder do PSL Câmara, Delegado Waldir (GO).

    O delegado Marcelo Freitas possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros, pós-graduação em Direito Processual também pela Universidade Estadual de Montes Claros e pós-graduação em Direito Público pelo Centro de Gestão Empreendedora. Tornou-se doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social na Argentina no ano passado. Atuou como advogado e assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal. É delegado da Polícia Federal, escritor e colunista de jornais.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Freitas foi também diretor regional de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais e integrante da lista tríplice ao cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Coordenou diversas ações de repressão às organizações criminosas, tendo como principal bandeira o combate à corrupção.

    Tramitação

    A CCJ é a primeira etapa do processo de tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência. Cabe à comissão analisar se o projeto do governo está de acordo com a Constituição. Caberá ao relator da reforma na CCJ elaborar parecer no qual recomendará a admissibilidade ou a rejeição da proposta.

    Publicidade

    Caso o projeto seja admitido, segue para uma outra comissão que irá discutir seu mérito e só depois vai ao plenário da Câmara, onde precisa do apoio de três quintos dos parlamentares (308 de 531 deputados) para ser aprovada. Depois disso, segue para o Senado Federal.

    De acordo com Franchiscini, a intenção é colocar o relatório de Freitas em votação para daqui duas semanas, em 17 de abril. Antes, a comissão vai ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima quarta-feira. Na quinta-feira, está marcada uma audiência com juristas para discutir a proposta.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O anúncio do relator da reforma da Previdência na CCJ da Câmara acontece após semanas de tensão entre o Executivo e o Legislativo. Na semana passada, a CCJ cancelou o anúncio do relator após o envio da proposta de reforma da Previdência dos miliares.

    Posteriormente, o clima esquentou entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente Jair Bolsonaro, que trocaram farpas publicamente. Nesta quinta-feira, tanto Maia como membros do governo trataram de pôr panos quentes na questão para seguir a tramitação da reforma da Previdência.

    Publicidade

    Segundo o ministro da Casa Civil, a crise entre os poderes está afastada. “Estamos com bandeira branquíssima.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.