Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Corinthians e São Paulo movimentam mais de R$ 100 mi em bilheteria no ano

Somados, número de torcedores em jogos na Neo Química Arena e no Morumbi chega a dois milhões na temporada

Por Pedro Gil Atualizado em 16 ago 2023, 14h35 - Publicado em 16 ago 2023, 14h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renato Augusto
    Renato Augusto fez os dois gols da vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o São Paulo na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil (Rodrigo Coca/ Agência Corinthians/Divulgação)

    São Paulo e Corinthians decidem a classificação para  uma das vagas na final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, 16. Dentro de campo, o alvinegro venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e joga pelo empate para carimbar a vaga, enquanto o tricolor precisa de uma vitória de pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis. Nas arquibancadas, os rivais também travam uma disputa milionária na temporada. Apenas nos jogos como mandante, os clubes já arrecadaram mais de 100 milhões de reais com a venda de ingressos. A média de público fica acima das 40 mil pessoas e já chega a quase dois milhões de torcedores nos jogos na Neo Química Arena, em Itaquera, e no Cícero Pompeu de Toledo, no Morumbi, o palco do duelo de hoje.

    Publicidade

    Para o jogo desta quarta-feira, não há mais ingressos disponíveis. Impulsionada pela chegada de James Rodríguez e Lucas Moura, a procura pelas entradas foi intensa e a carga foi praticamente esgotada apenas por sócios-torcedores. Em pouco menos de um mês, o São Paulo angariou quase 15 mil novos associados e, atualmente, beira a marca dos 50 mil inscritos na plataforma. “A fidelização do sócio-torcedor é extremamente importante para o clube. Além dos benefícios que são ofertados, este processo também passa pela implementação de tecnologias para deixar a experiência mais agradável e eficaz”, explica Henrique Borges, CEO da Somos Young, empresa especializada no atendimento de sócios-torcedores e que atua em clubes como Bahia e Cruzeiro.

    Publicidade

    Os ingressos começaram a ser vendidos ainda no mês de julho. A previsão é que supere os 4,1 milhões de reais de renda da partida contra o Palmeiras, pelas quartas de final da Copa do Brasil, jogo mais lucrativo do ano no Morumbi. Na Neo Química Arena não foi diferente, o último Majestoso registrou o maior público da história do estádio, com 46.517 torcedores.

    O Camarote dos Ídolos, espaço que recebe ex-jogadores do São Paulo que podem interagir com os torcedores, comercializou os 1.100 ingressos em menos de 24h. Os bilhetes foram esgotados ao preço de 800 reais. Uma parte deste valor é destinado aos cofres do clube. Essas inovações nos estádios são feitas há muito tempo nas ligas norte-americanas, por exemplo, mas é algo que chegou no Brasil recentemente. “A ideia é contemplar o passeio do torcedor com uma série de ações inusitadas. Desde o contato com um ídolo, até estúdios de tatuagem, barbearias e comidas diferentes”, comenta Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa que administra o Camarote dos Ídolos e espaços premium nos estádios de Corinthians, Palmeiras e Santos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Do ponto de vista comercial, Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty, empresa que também é patrocinadora da Copa do Brasil, explica como essas grandes decisões podem potencializar o resultado de ativações comerciais. “O estádio lotado amplifica a gama de ações comerciais que podem ser feitas, seja por patrocinadores da competição ou dos próprios clubes. São iniciativas que podem gerar ainda mais receitas e expandir as divulgações de um determinado produtos”, diz.

    Apesar de não ter sido no mesmo parâmetro que os rivais, o São Paulo conseguiu modernizar o estádio de forma sutil nos últimos anos. Construção de camarotes, troca da iluminação e instalação de novos telões e placas de led em todo o anel intermediário foram algumas das iniciativas da direção. “O telão do Morumbi é um dos maiores da América Latina, transformando a experiência do público em espetáculos imersivos com maior detalhe, tanto em eventos esportivos quanto musicais”, diz Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply, empresa responsável pela construção do telão.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.