Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Com efeito Copa, Budweiser prevê aumento de vendas no Brasil

O copo oficial da Copa da Rússia será vendido nos 50 países onde a marca está presente - no Brasil, custará a partir de R$ 9,90

Por Fabiana Futema Atualizado em 8 Maio 2018, 08h12 - Publicado em 8 Maio 2018, 08h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil já é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja para a Budweiser, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Presente no Brasil há seis anos, a marca viu suas vendas dobrarem em 2014, ano em que a Copa foi realizada no país. Desde então, a Budweiser registra um crescimento médio anual dois dígitos, ou seja, acima de 10%.

    Para manter esse ritmo, a empresa conta com o efeito Copa, considerado uma espécie de segundo Carnaval para o setor de cerveja. “Ano de Copa é como se fosse um ano com dois Carnavais. É um momento de euforia no mundo todo”, afirma Miguel Patrício, diretor de marketing da AB Inbev.

    O executivo diz que não é apenas o Brasil que praticamente para durante os jogos do mundial de futebol. “Cada país curte a Copa de um jeito. Poucos têm a esperança de serem campeões, como o Brasil. Morei na China, que só participou uma vez da Copa, e posso dizer que lá eles param pela Copa, disse a VEJA.

    Segundo ele, a marca não sentiu o efeito da crise econômica que paralisou vários setores nos últimos anos. “O mercado de cervejas foi afetado, mas o de cerveja premium não. A marca vem crescendo mais que podíamos imaginar. Cerveja premium é um luxo acessível.”

    De olho no efeito Copa, a companhia levou a Budweiser para novos mercados, como Colômbia, Peru, África do Sul, Moçambique, Uganda, Nigéria e Austrália. “Na África, eles são loucos por futebol.”

    Continua após a publicidade
    Copo da Budweiser se acenderá de acordo com vibração da torcida durante jogos da Copa 2018
    Copo da Budweiser se acenderá de acordo com vibração da torcida durante jogos da Copa 2018 (//Divulgação)

    Patrocinadora da Copa da Rússia, a Budweiser está lançando uma série de ações para promover a marca nos 50 países onde está presente. Uma delas é o lançamento de um copo que acende a cor vermelha a partir da vibração da torcida. Os copos estarão disponíveis a partir deste mês em supermercados, bares, eventos da marca e também no Empório da Cerveja. Para conseguir o copo é necessário comprar dois packs de cerveja e pagar mais 9,90 reais nos supermercados. Nos bares e eventos, o produto poderá ser adquirido por 12,90 reais.

    “O insight que tivemos é que a Copa gera uma energia descomunal, positiva, ruidosa. Foi quando surgiu a ideia do Copo, que tem um microfone e um prisma de luzes de LED que se acendem quando alguém faz barulho”, diz Patricio.

    Continua após a publicidade

    Para estimular a rivalidade entre torcidas, a empresa vai medir o nível de decibéis das torcidas durante os jogos em alguns bares das capitais do país. O resultado será comparado com os decibéis medidos nos estádios da Rússia. Se o barulho da torcida desses eventos parceiros da Budweiser for maior que na Rússia, a marca vai fazer a promoção ‘cerveja em dobro’ – compra uma e leva duas – no bairro vencedor da promoção.

    “O Brasil deu duas ideias e uma delas foi essa de estimular a competição e ver se a torcida daqui bate a da Rússia”, afirma o executivo da AB Inbev.

    Em paralelo, a empresa também vai reeditar os chamados Bud Basements, que acontecerão de 14 de junho a 15 de julho em dez cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Nesses locais haverá transmissão de jogos, festas temáticas, estúdio de tatuagem, apresentações musicais e até espaços de coworking – para quem quiser trabalhar antes ou depois dos jogos.

    Continua após a publicidade

    Apesar de ter nascido em Portugal, Patricio diz que vai torcer para o Brasil na Copa. “Vim para o Brasil com 8 anos. Sou brasileiro de coração e alma. Fiz ginásio, colegial, faculdade no Brasil.”

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.