Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Confiança do consumidor nos EUA tem maior nível em 4 anos

NOVA YORK, 11 Mai (Reuters) – O sentimento do consumidor nos Estados Unidos subiu para o maior nível em mais de quatro anos no início de maio, na medida em que os norte-americanos continuaram otimistas com o mercado de trabalho, segundo dados preliminares da Thomson Reuters e da Universidade de Michigan divulgados nesta sexta-feira. A […]

Por Da Redação
11 Maio 2012, 12h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • NOVA YORK, 11 Mai (Reuters) – O sentimento do consumidor nos Estados Unidos subiu para o maior nível em mais de quatro anos no início de maio, na medida em que os norte-americanos continuaram otimistas com o mercado de trabalho, segundo dados preliminares da Thomson Reuters e da Universidade de Michigan divulgados nesta sexta-feira.

    Publicidade

    A leitura preliminar de maio do índice geral do sentimento do consumidor melhorou para 77,8, ante 76,4 em abril, superando as previsões, que apontavam para 76,2.

    Publicidade

    Esse foi o maior nível desde janeiro de 2008.

    Apesar da recente desaceleração no crescimento de empregos, quase o dobro dos consumidores reportou ter ouvido mais sobre novos ganhos no mercado de trabalho do que sobre perdas, informou a pesquisa.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Os dados sugerem dois aspectos: ou números mais positivos sobre o mercado de trabalho serão vistos logo ou os consumidores estão com as expectativas muito altas, afirmou o diretor da pesquisa, Richard Curtin.

    “A perspectiva mais provável é que o crescimento de empregos retorne para um ritmo modesto de ganhos e que os consumidores diminuam suas expectativas excessivamente positivas, sem muitas mudanças na confiança geral até depois das eleições (presidenciais) de novembro e das decisões sobre política tributária”, completou Curtin.

    Publicidade

    O termômetro da pesquisa sobre as condições atuais da economia também subiu para o nível mais alto em mais de quatro anos, saltando de 82,9 para 87,3.

    Continua após a publicidade

    Já a medida de expectativa do consumidor norte-americano caiu de 72,3 para 71,7.

    Publicidade

    A avaliação dos consumidores sobre sua situação financeira, no entanto, continuou desanimadora, com apenas 29 por cento das famílias dizendo que suas finanças melhoraram, valor inalterado ante o mesmo período do ano passado.

    Ainda segundo a pesquisa, a expectativa de inflação para um ano continuou diminuindo após um aumento no início de 2012, recuando para 3,1 por cento ante 3,2 por cento. O cenário de inflação para o período de cinco a dez anos subiu para 3,0 por cento, ante 2,9 por cento na leitura anterior.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    (Reportagem de Leah Schnurr)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.