Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cencosud nega negociar com o Carrefour no país

Expansão da rede chilena no país dependerá mais de inaugurações de lojas que de compras de outras companhias

Por Da Redação
27 set 2011, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente e fundador da varejista chilena Cencosud (controladora das bandeiras GBarbosa, Bretas e Perini no Brasil), Horst Paulmann, disse nesta segunda-feira em Salvador que a expansão da rede no país dependerá mais de inaugurações de lojas que de compras de outras companhias. Ele também negou a possibilidade de adquirir a operação do Carrefour no Brasil, como já foi especulado.

    Publicidade

    Segundo Paulmann, a intenção do grupo é se expandir principalmente nos sete Estados em que já atua:-Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. “O crescimento orgânico é muito importante, porque é muito mais econômico e nos permite avançar para onde queremos – e vamos avançar para o interior do Nordeste”, afirmou, acrescentando que a rede vai abrir cem lojas neste ano nos cinco países sul-americanos onde atua (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru).

    Publicidade

    Paulmann não quis especificar os investimentos previstos, nem quantas lojas vai abrir no Brasil, mas a estimativa do setor é que seja a metade do total projetado pelo grupo, dado que, das 47 já inauguradas em 2011, 23 ficam no país.

    A expectativa é que o faturamento no mercado brasileiro mais que dobre este ano: dos 3,5 bilhões de reais registrados no ano passado para 8 bilhões de reais. Apenas no primeiro semestre, o faturamento foi de 3 bilhões de reais, segundo o gerente-geral do grupo, Daniel Rodriguez. “O Brasil é o mercado que mais cresce na nossa operação”, afirma o executivo. “Se levarmos em conta apenas a venda em supermercados, a operação brasileira já é a segunda maior da rede, atrás apenas da chilena e à frente da argentina, onde estamos há 30 anos”.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Aprendizado – A Cencosud chegou ao Brasil fazendo barulho, em 2007, ao comprar a operação da rede sergipana GBarbosa, com atuação na Bahia, em Alagoas e Sergipe, por 430 milhões de reais. Já ali, estabeleceu-se como a quarta maior rede varejista do país. Seguiu uma política de aquisição de pequenas e médias redes varejistas regionais, que em comum tinham grande aceitação das marcas em seus mercados. Foi assim com a cearense Super Família, com as baianas Perini e Mercantil Rodrigues e com a mineira Bretas – esta a última aquisição da rede, em outubro do ano passado. Com a estratégia, transformou-se na rede que mais cresce no mercado doméstico, com avanço de 40% no ano passado, na comparação com 2009.

    (com Agência Estado)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.