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Carro sem motorista do Google passeia perto do Capitólio, em Washington

Washington, 17 mai (EFE).- Um carro sem motorista do Google circulou nesta quinta-feira nas imediações do Capitólio, em Washington (EUA), em uma tentativa de convencer os legisladores e mostrar a confiabilidade desta tecnologia desenvolvida durante anos pela companhia. O veículo fez um breve passeio pelas ruas de Capitol Hill, com apenas um pequeno equívoco, quando […]

Por Da Redação
17 Maio 2012, 18h02
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  • Washington, 17 mai (EFE).- Um carro sem motorista do Google circulou nesta quinta-feira nas imediações do Capitólio, em Washington (EUA), em uma tentativa de convencer os legisladores e mostrar a confiabilidade desta tecnologia desenvolvida durante anos pela companhia.

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    O veículo fez um breve passeio pelas ruas de Capitol Hill, com apenas um pequeno equívoco, quando cruzou com um táxi que virou de maneira repentina, mas logo depois conseguiu estacionar próximo do centro do poder americano sem problemas.

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    O modelo, um Toyota Prius, está equipado com um scanner tridimensional no teto, assim como um conjunto de câmeras e sensores que permitem obter informações da estrada e seus arredores para se deslocar sem ninguém ao volante.

    O sistema utiliza a informação obtida através do Street View, aplicativo de mapas do Google, para posicionar o veículo, determinar o caminho a seguir pelas ruas da cidade.

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    Na semana passada, o estado de Nevada concedeu a primeira licença ao Google para testar estes veículos em uma área de trânsito real, já que até agora os teste foram realizados pela empresa em vias controladas.

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    As autoridades de Nevada aprovaram uma lei em 2011 para autorizar a tramitação de licenças para carros com piloto automático, embora exijam que, quando estiverem no trânsito, tenha uma pessoa atrás do volante e outra no assento do carona.

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    Os custos dos componentes tecnológicos utilizados pelos veículos do Google estão em torno dos US$ 100 mil, mas, com a melhora no desenvolvimento, a empresa californiana espera que possa se transformar em uma tecnologia acessível e útil, por exemplo, para idosos.

    Desde 2010, o carro do Google percorreu milhares de quilômetros com um só acidente, em agosto de 2011, quando o veículo se deslocava em modo manual. O Google tenta convencer o Congresso a permitir leis que apóiem o desenvolvimento dos protótipos e, no futuro, uma progressiva introdução deste veículo futurista. EFE

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