Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasileiros devem dividir compra do presente de Dia dos Pais

Data é considerada "patinho feio" do varejo por não ter grande expressividade, mas serve como termômetro do comércio no segundo semestre

Por Patrícia Basilio Atualizado em 10 ago 2018, 10h04 - Publicado em 10 ago 2018, 07h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os brasileiros gastam 149,27 reais, em média, com a compra de presentes de Dia dos Pais, segundo levantamento nacional realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). É a mesma media de gasto verificada no ano passado.

    Comemorado neste domingo, 12, a data é considerada “patinho feio” do varejo por não ter uma expressividade tão grande quanto o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

    O evento, no entanto, é um grande termômetro para o desempenho do varejo no segundo semestre, afirma Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. “Para se ter uma ideia, no Natal cerca de 51 bilhões de reais são injetados na economia, quase quatro vezes mais que o total movimentado no Dia dos Pais”, calcula.

    Apesar de a economia estar em processo de recuperação, Marcela destaca que os brasileiros continuam contidos nos gastos e pesquisando os melhores preços, marcas e produtos. Prova disso é que o próprio levantamento do SPC aponta que 8% dos entrevistados vão dividir o valor do presente com irmãos e mãe.

    “As lembrancinhas se tornaram oficiais em datas comemorativas e não são ruins porque têm potencial de gerar fluxo ao varejo e incentivar a compra por impulso de outros itens”, argumenta Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de estudos do varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

    Continua após a publicidade

    Presentes favoritos

    Na lista dos produtos preferidos pelos filhos estão itens de moda (19%), smartphones (17%) e eletrônicos (8%). Também são adquiridos produtos para café da manha e jantar especial (6%), games (5%) e acessórios para veículos (4%). Os dados foram levantados pelo IBOPE Conecta para o Mercado Livre.

    O levantamento aponta também que 93% dos familiares comprariam as lembranças pela internet, por conta do menor preço, maior variedade de produtos e comodidade.

    De olho no potencial de vendas desta data, o Extra vai realizar entre 9 e 10 de agosto uma versão da Black Friday para o Dia dos Pais nas lojas físicas e online: a Blue Friday. A rede promete trazer ofertas nos setores de eletrônicos, smartphones, eletrodomésticos e moda masculina, além de alimentos para a família se reunir no almoço — como itens para churrasco e destilados.

    A previsão da rede é de um aumento de 50% nas vendas este ano, em relação ao ano passado. “Decidimos aproveitar a data e nossa diversidade de sortimentos para estabelecer uma meta agressiva de resultados”, afirma Fabiana Sanches, gerente de marketing do Extra.

    Continua após a publicidade

    Origem da data

    O Dia dos Pais ganhou repercussão mundial no início do século 20, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos em homenagem ao militar William Jackson Smart, que criou seus filhos sozinhos após a morte da esposa. A primeira comemoração ocorreu em 19 de junho de 1910, informa o antropólogo Fred Lucio, da ESPM.

    No Brasil, a data passou a ser celebrada em 16 de agosto de 1953, no dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo — no calendário da Igreja Católica.

    “Cada país celebra a data em um momento diferente. Há também uma profusão de sentidos e origens para o dia: desde o sentido religioso, passando pelo básico sentido de valorização dos laços familiares, até o sentido comercial”, destaca Lucio.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.