Os bancos vão repassar a redução da taxa básica de juros para seus produtos de crédito. O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduziu nesta quarta-feira a Selic em 0,75 ponto porcentual, para 7,50% ao ano.
O Itaú Unibanco informou que vai repassar integralmente o corte de 0,75 ponto porcentual na taxa Selic para os juros de suas linhas de crédito para pessoas física e jurídica. Para pessoa física, haverá redução nas taxas do empréstimo pessoal. Para micro e pequenas empresas, a redução será nas taxas do capital de giro e cheque especial.
O Banco do Brasil informou que vai repassar o corte da Selic para as linhas de crédito voltadas para pessoas físicas e jurídicas. Para pessoa física, o corte atingirá os produtos imobiliários e financiamento de veículos. Para pessoa física, a diminuição será na taxa de desconto de cheque, de títulos e de compra de veículos.
O Santander informou que repassará integralmente o corte para a taxa do cheque especial.
Com a decisão de hoje, a taxa Selic atingiu seu menor valor desde abril de 2013. Na época, a Selic estava em 7,25%, o nível mais baixo desde que o BC começou a divulgar metas para a taxa, em 1999.
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Boletim Focus preveem que o BC fará um corte de 0,5 p.p. na reunião marcada para dezembro, levando a taxa a 7%, um novo recorde mínimo.