Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Antes do coronavírus, atividade econômica cresceu 0,35% em fevereiro

O indicador IBC-Br registrou recuperação da economia após três trimestres de queda

Por Larissa Quintino Atualizado em 14 abr 2020, 10h46 - Publicado em 14 abr 2020, 10h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Antes da pandemia do coronavírus atingir em cheio o Brasil, a economia brasileira mostrava sinais de aquecimento. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de fevereiro apresentou alta de 0,35%, informou nesta terça-feira, 14, o Banco Central (IBC-Br). Conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br avalia a evolução da economia com informações sobre o nível de atividade dos setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. 

    O indicador vinha de quedas em novembro, dezembro e janeiro, em que se podia considerar a chamada recessão técnica. Com a reação em fevereiro, fechou primeiro bimestre em alta de 0,33%, na comparação com o mesmo período do ano passado, e de 0,66% em doze meses até fevereiro.

    O primeiro caso de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, foi registrado em 25 de fevereiro no Brasil. Desde então, há mais de 23 mil casos no país e 1.328 mortes em decorrência da doença. Em março, diversos estados e municípios começaram a tomar medidas de distanciamento social orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o fechamento de comércio e serviços não essenciais, para tentar diminuir a curva de contágio. Logo, o impacto da pandemia na economia brasileira deve ser sentido avaliando resultados de março.

    Com o avanço no número de casos e medidas para mitigar a propagação, a perspectiva para a economia brasileira este ano ruiu. Segundo projeções do mercado financeiro, o PIB deve encerrar o ano com queda de 1,96%. A estimativa é menos pessimista que entidades internacionais. O Banco Mundial prevê um tombo de 5% na economia brasileira e o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 5,3%.

    Divulgado mensalmente, o IBC-Br é considerado um termômetro do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado trimestralmente pelo IBGE. A divulgação oficial do sobre o desenvolvimento da economia no primeiro trimestre será divulgado no dia 29 de maio. Por ter formas diferentes de calcular a evolução da economia, nem sempre o IBC-Br e o PIB vêm com resultados semelhantes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.