Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Americanos aproveitam ‘Black Friday’ desde quinta-feira

Consumidores invadem lojas como Wal-Mart, Target e Gap em busca de preços baratos; data marca início das compras de fim de ano

Por Da Redação
23 nov 2012, 08h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Consumidores dos Estados Unidos aproveitaram a antecipação das ofertas de varejistas na quinta-feira à noite, fazendo fila nas lojas para conseguir preços baixos em produtos eletrônicos e outros itens ou só para ver de perto a intensa movimentação. No país, a sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças, chamada de “Black Friday” (“Sexta-feira Negra”), é considerada extraoficialmente o começo da temporada natalina no comércio.

    Publicidade

    A antecipação foi a estratégia adotada por alguns lojistas na disputa por uma clientela cujos gastos devem crescer menos neste ano do que em 2011. A Target, loja de departamentos americana, juntou-se à rede varejista Wal-Mart e à loja de vestuário Gap na abertura antecipada das promoções na quinta-feira. Algumas lojas ficaram abertas durante o dia todo, uma tendência de antecipação que começou a se tornar prática do varejo em 2011.

    Publicidade

    As lojas do Wal-Mart, que ficam abertas no dia de Ação de Graças desde 1988, ofereceram algumas ofertas a partir das 20 horas (horário local) e ofertas especiais em alguns produtos eletrônicos por volta das 22 horas. “Eu gosto de assistir à insanidade”, disse Jon Stroker, de 40 anos, de Littleton, New Hampshire, depois de gastar cerca de 280 dólares no Wal-Mart da cidade.

    Continua após a publicidade

    O analista sênior da Moody’s Charles O’Shea disse que é um reconhecimento de que os varejistas precisam ser “mais agressivos” e de que querem mostrar que suas lojas físicas são importantes. A Federação Nacional de Varejo dos EUA prevê um aumento de 4,1% nas vendas do varejo durante o período de férias de novembro e dezembro deste ano, abaixo do crescimento de 5,6% visto em 2011.

    Publicidade

    Em uma pesquisa separada, a mesma entidade disse que 147 milhões de pessoas iriam às compras de sexta a domingo, ante 152 milhões no fim de semana do “Black Friday” do ano passado. A pesquisa não informou quantos clientes planejavam ir às lojas na quinta-feira.

    Leia mais:

    Publicidade

    ‘Black Friday’ deve movimentar R$ 150 milhões no Brasil

    Consumidor deve ficar atento às ofertas da ‘Black Friday’, diz Procon

    Publicidade

    Vendas pela internet devem crescer 25% no período do Natal

    Continua após a publicidade

    (Com agência Reuters)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.