Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Acidentes da Noar e da Team guardam coincidências que vão além do mesmo modelo de avião

Empresário que ajudou a fundar as duas companhias aéreas é representante das aeronaves LT-410 no Brasil

Por Ana Clara Costa
20 jul 2011, 19h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Noar Linhas Aéreas, empresa que operava a aeronave LT-410, que caiu no Recife no último dia 13, matando 16 pessoas, possui muitas coisas em comum com a Team Linhas Aéreas. O empresário Mario Cesar Soares Moreira, também coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) e piloto de caça, fundou ambas as empresas.

    Publicidade

    Na primeira, Moreira participou como consultor e instrutor de pilotos, em 2009. Já na Team – companhia aérea de pequeno porte e que opera voos para a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, grande polo de exploração de petróleo e gás – ele aparece como sócio fundador. Outro ponto coincidente é o envolvimento com um desastre aéreo. Em 2006, um avião do mesmo modelo (LT-410), da Team, caiu no município fluminense de Rio Bonito, matando 17 pessoas. Moreira é também o representante dessas aeronaves no Brasil.

    Publicidade

    As similaridades não param por aí. Assim como a Noar, que possuía apenas duas aeronaves, a Team tinha uma frota bem restrita na época do acidente: apenas três aviões – todos do mesmo modelo. O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado um ano após o acidente, apontava como causas do desastre os erros dos pilotos, além de falhas de manutenção e treinamento.

    O empresário também é colega de longa data de Carlos Pellegrino, atual diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – que foi igualmente coronel da FAB e piloto de caça. Pellegrino, inclusive, chegou a trabalhar na Team como diretor de qualidade e treinamento, entre 2007 e 2008, ao lado de David da Costa Faria Neto, atual superintendente de Segurança Operacional da Anac, que era diretor de manutenção da empresa aérea.

    Correção, 22 de julho de 2011 – Ao contrário do que foi divulgado na matéria de 20 de julho de 2011, o comandante Mário Cesar Moreira não era sócio, e sim consultor e instrutor da Noar Linhas Aéreas, além de representante das aeronaves LT-410 no Brasil – que caíram em 2006, no Rio de Janeiro, e 2011, em Recife. A informação foi confirmada pelo site de VEJA por meio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco e de informações dadas pelo próprio empresário.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.