O amigo secreto vai substituir a tradicional troca de presentes de Natal nas celebrações de 30% dos brasileiros que responderam a um levantamento do Google. Segundo a pesquisa, as buscas pelo tema crescem cerca de 9,5% ao ano desde 2012.
Somente no mês de dezembro de 2016, o aumento na procura por termos relacionados à amigo secreto foi de 20% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados têm a intenção de participar de um amigo secreto neste ano. Destes, 30,2% devem trocar presentes com a família.
A economia também conta a favor dos que preferem trocar presentes no amigo secreto: 57,6% dos entrevistados pretendem gastar até 50 reais com a lembrança.
Na hora da compra, o preço é um fator decisivo para 62% das mulheres, mas o valor do produto influencia apenas 37,8% dos homens.
A qualidade do produto é outro critério importante para as mulheres (60,3%). Enquanto isso, apenas 30,7% dos homens entrevistados apontam isso como um fator decisivo.
Chocolates (27,2%), peças de roupa (25,9%) e livros são os produtos mais associados à brincadeira de fim de ano.