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Black Friday esvazia vendas de Natal no comércio

Muitos consumidores aguardam as promoções de novembro para comprar os presentes do fim do ano

Por Da redação
Atualizado em 31 out 2017, 12h13 - Publicado em 31 out 2017, 10h22

Muitos consumidores aguardam as promoções da Black Friday para comprar os presentes de Natal. Esse movimento é sentido pelo comércio varejista, que sente uma retração nas vendas de Natal desde que a Black Friday foi introduzida no calendário varejista do país.

“Tira das vendas de Natal, sim. Muita gente aproveita as ofertas para comprar presentes”, afirma Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A Black Friday é uma data importada do comércio dos Estados Unidos, que realiza grandes promoções na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças. No Brasil, o fator propulsor para a Black Friday é outro: 13º salário.

“Muita gente usa a primeira parcela do 13º salário para comprar com desconto”, diz Solimeo.

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O 13º salário é pago em duas parcelas: a primeira no último dia útil de novembro e a segunda, até 20 de dezembro. A Black Friday deste ano cairá em 24 de novembro.

A questão do impacto da Black Friday sobre as vendas de Natal gerou até uma discussão sobre a antecipação da data para setembro ou outubro. Solimeo diz que o setor se dividiu sobre o tema e o assunto deve voltar a ser debatido em 2018.

“Uma parte do setor acredita que a data já se consolidou e que a alteração exigirá mudanças na estratégia comercial”, afirma o economista.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por exemplo, é favorável à manutenção da Black Friday para o fim de novembro.

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Para o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, Pedro Guasti, o crescimento da Black Friday no mundo, com base em uma mídia espontânea e nas estratégias comerciais das empresas americanas, já está consolidada no mercado nacional.

De acordo com a Ebit, no Brasil, o varejo online vendeu R$ 1,9 bilhão na Black Friday de 2016, uma alta de 17% em relação ao evento do ano anterior.

A expectativa da ACSP é que as vendas das lojas on-line cresçam 15% na Black Friday deste ano na comparação com 2016. Já o movimento das lojas físicas deve subir de 3% a 5% na mesma comparação.

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