Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Vida de Papai Noel: assédio e suspeita de pedofilia

Por Maria Carolina Maia 3 dez 2009, 15h44

Ele tem 60 anos, 42 deles dedicados a vestir a fantasia de Papai Noel nos dias que antecedem o Natal. A experiência garante ao paulista Silvio Ribeiro, professor de informática no restante do ano, a autoridade para ministrar aulas sobre a arte de encarnar o bom velhinho. Seu curso mais tradicional já formou mais de 1.200 Noéis, segundo estimativas próprias, desde 1976. Neste ano, recebeu uma convidada especial: a boneca Aninha, de 1 metro de altura. Aninha foi acomodada no colo do professor e então agarrada e beijada na boca. “Eu queria chocar os alunos, mostrando o que Papai Noel não deve fazer”, diz Ribeiro. A ideia de enfatizar condutas proibidas tem explicação: a pedofilia é um tema que preocupa cada vez mais os profissionais de Natal. Leia a seguir, os principais trechos da entrevista que ele concedeu a VEJA.com.

Quais as características básicas de um candidato a Papai Noel?

O nosso objetivo é reproduzir o Papai Noel do cartão de Natal, com a barba farta. Quem não tiver barba natural, pode usar uma artificial. Eu mesmo não deixo a minha crescer, porque ela não vai muito longe. A barba natural não é essencial. Eu tenho a filosofia de que o Papai Noel precisa ser amável, gostar de criança e de estar de bem com a vida. Ele tem de penetrar no universo infantil. Não pode, portanto, ser racional – economista não serve para Papai Noel. Tem que ser sentimental, tem que se emocionar.

Mas ele não pode ser muito carinhoso para não levantar a suspeita de pedofilia, não é?

Você tocou no ponto forte do curso que dei neste ano. Uma grande preocupação de profissionais em todo o mundo hoje é a pedofilia. Eu faço parte de uma associação mundial de papai noéis, a Internacional Order of Santas (IOS). É uma espécie de lista de discussão fechada, em que debatemos assuntos pertinentes à profissão. E a pedofilia tem sido muito discutida. Porque é preciso tomar cuidado. Houve um caso nos Estados Unidos de um pai que orientou a filha a pegar a mão do Papai Noel e colocar sobre a perna, tirou uma foto e usou a imagem para fazer chantagem com o shopping. Esse é um lado da questão. Por outro, os pais podem se assustar com algumas atitudes, porque estão sendo bombardeados por notícias de pedofilia – padre pedófilo, professor pedófilo, pediatra pedófilo, parente pedófilo.

Já houve algum caso de pedofilia envolvendo Papai Noel?

Há uns cinco anos, teve um Papai Noel da minha equipe que beijava crianças na boca. Um pai não gostou e levou o caso à administração do shopping. O cara se justificou dizendo para mim que, na família dele, era normal todo mundo se beijar na boca. Eu falei: “Beijar as crianças da sua família, pode ser, mas o filho dos outros, não.”

Há outras histórias envolvendo Papai Noel?

Papai Noel costuma ser assediado. Eu mesmo fui assediado por uma mulher, em um shopping. Ela queria que eu transasse vestido de Papai Noel, para realizar uma fantasia dela, e me ofereceu um cheque. Eu não topei.

Continua após a publicidade

O Papai Noel pode colocar a criança no colo?

O ideal é a Mamãe Noel ou a Noelete colocar a criança no colo dele. O Papai Noel pode pegar, mas a gente evita, porque, se não, a coluna vai para o beleléu. Uma vez no colo, a criança é segurada nas costas e na mão. O Papai Noel nunca deve pôr a mão na perna. Beijo na bochecha, tudo bem, acho que isso é universal. O Papai Noel só deve ficar atento para o caso da criança virar o rosto. Porque aí, sem querer, ele pode lascar um beijo na boca dela. Para isso, a gente tem a tática de segurar o rostinho. Outra saída – a mais fácil – é deixar que a criança o beije. Eu ofereço a bochecha e digo: “Dá um beijinho no Papai Noel”.

Se uma menina se senta no colo do Papai Noel e a saia levanta, deixando aparecer a calcinha, ele deve arrumar?

O Papai Noel não deve nunca arrumar a roupa da criança. Isso fica a cargo da Noelete ou da Mamãe Noel. A mãe da criança, se estiver junto, também pode ajudar. As mães se preocupam mesmo com o figurino do filho, querem que ele saia uma lindeza nas fotos.

Papai Noel precisa ser gordinho?

Impreterivelmente. Mas não pode ser gordão. O Papai Noel deve pesar até 115 quilos. Acima disso, não fica bem, ele sua muito, cansa facilmente, pode ter um enfarto.

Quanto um Papai Noel pode ganhar durante a temporada de Natal?

Entre 900 e 5.000 reais por uma temporada de shopping, que dura até 50 dias, mais ou menos.

Continua após a publicidade
Publicidade