Sotheby’s e eBay fecham parceria para leilões online
Site vai lançar plataforma para transmitir leilões ao vivo e usuários poderão dar lances em tempo real de qualquer lugar do mundo

A Sotheby’s anunciou nesta segunda-feira uma parceria com o site de vendas eBay, que criará uma plataforma online para transmitir ao vivo alguns dos leilões realizados em Nova York. O novo sistema permitirá a qualquer pessoa dar lances em tempo real de qualquer lugar do mundo.
Os leilões noturnos, habitualmente reservados aos lotes de arte mais valiosos, ficarão de fora do acordo e as duas empresas devem centrar a aposta digital em segmentos como joalheria e relojoaria, gravuras, fotografias, vinhos e designs do século XX. Mais adiante se estudará a possibilidade de acrescentar as vendas de outros escritórios da casa de leilões, como Paris, Londres e Hong Kong.
Leia também:
Christie’s e Sotheby’s leiloam US$ 1 bilhão em arte em NY
Andy Warhol é artista com mais vendas em leilões em 2013
Escultora brasileira Lygia Clark se destaca em leilão em Nova York
O acordo com o eBay, que possui 145 milhões de usuários, tem o intuito de melhorar a presença da Sotheby’s na internet e atualizar seus processos, além de melhorar a imagem de antiquada da famosa casa de leilões, fundada em Londres, em 1744.
“O crescimento do mercado de arte e as tecnologias de nova geração Y fazem deste o momento adequado para uma oportunidade online”, diz o chefe de operações da empresa, Bruno Vinciguerra. Para o eBay, o pacto oferece a possibilidade de expandir seu mercado de leilões ao vivo e de se aliar a um dos nomes “mais respeitados” do mundo das artes.
“Ao combinar seu acervo com a plataforma tecnológica e o alcance global do eBay, podemos dar acesso aos melhores e mais inspiradores objetos em qualquer momento, desde qualquer lugar e com qualquer dispositivo”, destacou o presidente de marketplaces do eBay, Devin Wenig.
Segundo as empresas, o mercado mundial da arte movimenta anualmente 65 bilhões de dólares, mas as vendas na internet estão muito abaixo das de outros setores de luxo. O cálculo das duas empresas é que para 2020 o mercado da arte na internet possa alcançar os 13 bilhões de dólares.
A Sotheby’s já havia realizado uma pequena parceria com o eBay em 2002. A peça mais cara vendida através da internet pela casa de leilões em Nova York alcançou os 3,5 milhões de dólares, mas a maioria dos lotes ficaram entre os 5.000 e os 100.000 dólares.
(Com agência EFE)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.