Clique e assine a partir de 9,90/mês

Sargento Pimenta comemora 50 anos de álbum dos Beatles

Além de várias canções clássicas da banda com batida de carnaval e funk, o bloco tocou o álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band inteiro na sequência.

Por Da redação - Atualizado em 27 fev 2017, 22h20 - Publicado em 27 fev 2017, 15h04

It was 50 years ago today” (Foi há 50 anos hoje) foi o tema escolhido pelo bloco Sargento Pimenta para homenagear os Beatles este ano, com a comemoração dos 50 anos do álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, que inspirou o nome do bloco. O tema deste ano é um trocadilho com a frase inicial da música It was 20 years ago today (Foi há 20 anos hoje). Além de várias canções clássicas da banda com batida de carnaval e funk, o bloco tocou o álbum inteiro na sequência.

Um dos fundadores do Sargento Pimenta, Leandro Donner, voz e guitarra da banda, disse que em sete anos o bloco lembrou o cinquentenário do álbum Help, em 2015, com o lema Help, I need sambare, e que o disco Sgt. Peppers merecia a mesma homenagem, por ser especial para os músicos ingleses.

“Além de ser um disco importante, antológico, é um disco carnavalesco, com eles [os Beatles] fantasiados de outra banda, com fardas, cores. A gente espera poder se aproximar dessa linguagem, mostrar o lado psicodélico dos Beatles, a parte da música indiana de George Harisson, com sonoridades que a gente vai usar ao vivo.”

A professora Jocélia dos Santos Chaves usava a camisa deste ano do bloco, espremida pela multidão na grade bem em frente ao palco. Ela diz que a família acompanha o bloco há quatro anos e o marido e filha, Antônio e Bruna, tocam caixa na bateria. “Eu amo o bloco, é excelente, animado, só com música dos Beatles, então a gente sempre acompanha, pega a blusa do ano e vem toda arrumada. Minhas músicas favoritas são Yesterday e All you need is love, que eles tocam como funk.”

A estudante Glória Cipriano também vestia uma camisa do Sargento Pimenta, mas de 2015. Ela diz que vai ao bloco desde 2014 e que começou a gostar de carnaval por causa dele. “Sou muito fã de Beatles e o Sargento Pimenta é um bloco diferenciado porque mistura dois universos, que é o rock dos Beatles e o carnaval. Então muita gente que não gosta de carnaval e de marchinha acaba vindo por causa dos Beatles. Eu também não era tão fã de carnaval, acabei gostando mais por causa do Sargento Pimenta, agora estou sempre no carnaval.”

Continua após a publicidade

Vestido como Jonh Lennon no Sgt. Pepper, o artista plástico Daniel Gnattali disse que é amigo dos músicos do bloco e há cinco anos “incorpora” o Beatle no bloco. “Já fui Jonh Lennon cabeludo, Jonh Lennon barbudo, esse ano eu Jonh Lennon Sgt Pepper. Sou artista plástico e todo ano faço a performance do Jonh Lennon e este ano resolvi misturar as duas coisas e vou fazer uma obra de arte ao vivo.”

Multidão

O Sargento Pimenta se firmou como um dos principais blocos do carnaval de rua carioca e atrai 180 mil pessoas ao Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade. Donner explica que o grupo amadureceu musicalmente e hoje os artistas trabalham exclusivamente com música, pois a banda básica, com 15 integrantes, viaja o Brasil todo fazendo shows. Além da banda principal, uma bateria de 140 ritmistas completa o bloco, que também já se firmou como uma atração do pré-carnaval paulista, onde toca há cinco anos.

O repertório deste ano inclui pela primeira vez músicas do álbum Sgt. Pepper como Lovely Rita, She’s Leaving Home, Within You Without You, Good Morning Good Morning e A Day In The Life. Entre as clássicas estão Yellow Submarine em ritmo de ciranda, Help! em ritmo de samba reggae e funk na música A Hard Day’s Night. She Loves You e All My Loving viraram marchinhas e Here Comes The Sun é tocada como quadrilha.

(Com Agência Brasil)

 

Continua após a publicidade
Publicidade