Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘Parece que Roberto Carlos nem leu o livro’, diz autora perseguida

Maíra Zimmermann, que lançou recentemente 'Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude', vai manter o título à venda, apesar de notificação extrajudicial dos advogados do cantor, que exige o recolhimento dos exemplares

Por Da Redação 26 abr 2013, 07h45

Espantada com o burburinho produzido pelo lançamento de seu livro, Jovem Guarda: Moda Música e Juventude, a pesquisadora Maíra Zimmermann diz que vai manter a obra, com tiragem de apenas 1.000 exemplares, à venda. A dissertação de mestrado feita com subsídios da Fapesp sobre a moda e o comportamento dos jovens brasileiros nos anos 1960 foi alvo de notificação extrajudicial de Roberto Carlos. Por meio de advogados, o cantor deu o prazo de dez dias para o livro ser retirado das livrarias. Na notificação, ele alega ter tido informações da vida pessoal remexidas pela obra. “Não consigo imaginar qual passagem do livro deu margem a essa interpretação. Tenho a impressão de que ele nem leu a obra”, diz a autora.

LEIA TAMBÉM:

A ditadura da vaidade de Roberto Carlos

Maíra explica que se referiu a Roberto Carlos, no livro, como um dos expoentes do contexto cultural dos anos 1960. “Analiso seu figurino para mostrar como a roupa foi importante para revolucionar o padrão estético no período.” Maíra conta que embasou sua dissertação em extensa pesquisa realizada em revistas publicadas nas décadas de 50 e 60.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o advogado do cantor, Marco Antonio Bezerra Campos, diz que seu cliente não gostou da forma como foi retratado na caricatura que estampa a capa do livro e também de não ter sido procurado pela pesquisadora antes do lançamento.

A autora e a editora Estação das Letras e Cores, reponsável pela publicação, emitiram uma contranotificação aos advogados do cantor em que defendem o direito constitucional de informar a população sobre o movimento cultural da Jovem Guarda. Eles aguardam uma resposta da outra parte.

Reprodução

Trecho da notificação emitida pelo advogado de Roberto Carlos à pesquisadora Maíra Zimmermann
Trecho da notificação emitida pelo advogado de Roberto Carlos à pesquisadora Maíra Zimmermann VEJA

Reprodução

Trecho da contranotificação enviada por Maíra Zimmermann a Roberto Carlos
Trecho da contranotificação enviada por Maíra Zimmermann a Roberto Carlos VEJA
Continua após a publicidade
Publicidade