Clique e assine a partir de 9,90/mês

Oscar de melhor filme terá entre 5 e 10 indicados a partir de 2012

Por Da Redação - 15 jun 2011, 20h53

Os organizadores do Oscar anunciaram que o número de concorrentes ao prêmio de melhor filme poderá oscilar entre cinco e dez a partir de 2012. Em 2008, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a cerimônia, havia aumentado de cinco para dez o número de indicados à estatueta mais cobiçada do evento.

A mudança nas regras foi votada nesta terça-feira. “Ao estudar os números, percebemos que os membros da academia costumavam escolher mais de cinco filmes”, explicou Bruce Davis, diretor executivo da instituição.

Porém, ele também declarou que a nomeação para a categoria de melhor filme só deve ser concedida para filmes de qualidade extraordinária. “Se, num determinado ano, percebemos por exemplo que apenas oito filmes merecem essa honra, não seremos obrigados a escolher dez.”

A nova regra já será adotada na próxima cerimônia, que acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2012 no Teatro Kodak de Hollywood e premiará os filmes de 2011. Os indicados serão anunciados em 24 de janeiro.

Em 2010 e 2011, os vencedores do Oscar do melhor filme foram, respectivamente, Guerra ao Terror e O Discurso do Rei.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade