Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novos caminhos para o drama em Balaio

Por AE São Paulo (AE) – A série Prêt-à-Porter surgiu há quase quinze anos dentro do CPT – Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho como uma promessa do novo. Um lugar de reinventar e testar possibilidades para o teatro e para os intérpretes que o diretor formava ali. Balaio, montagem que estreia hoje no […]

Por Da Redação
5 mar 2012, 11h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por AE

    Publicidade

    São Paulo (AE) – A série Prêt-à-Porter surgiu há quase quinze anos dentro do CPT – Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho como uma promessa do novo. Um lugar de reinventar e testar possibilidades para o teatro e para os intérpretes que o diretor formava ali.

    Publicidade

    Balaio, montagem que estreia hoje no Sesc Consolação, guarda uma série de coincidências com esse espírito lançado pelo Prêt-à-Porter. À sua semelhança, trata-se de uma junção de cenas curtas – escritas e dirigidas pelos próprios atores.

    Terminam por aí, porém, os pontos de contato entre os dois projetos. Concebida por alunos de Antunes Filho, Balaio trilha um caminho estético radicalmente diverso. Em 1998, cansado das interpretações altamente dramáticas, Antunes optava por um caminho de naturalismo absoluto em Prêt-à-Porter. Tratava-se de revelar um ator que surgia no palco como se não estivesse atuando.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Agora, seus jovens pupilos parecem tomados por outro tipo de influência. “Criamos as cenas tendo em mente conceitos como �não-teatro� e fragmentação”, observa Isabel Wilker, atriz de Pai, primeira das três cenas reunidas. Completam a peça A Quadratura do Círculo e Para Narizes Bem Preparados.

    A busca por novos caminhos para o drama passa, neste caso, por uma acentuada aproximação com certas manifestações das artes visuais na contemporaneidade: instalações, performances e videoarte. Ainda que cada uma das cenas incorra por temas diferentes, um tom performativo impregna todas elas. Não há diálogos. Tampouco existem personagens a ser interpretados. É assim que quase todo o sentido emana não precisamente do que é dito, mas das imagens construídas para o público. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

    Publicidade

    Balaio – Sesc Consolação – Espaço Beta. Rua Dr. Vila Nova, 245, 3234-3000. Seg. e ter.: 21h. Ingr. R$ 10. Até 3/4.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.