Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jogo ‘Quem matou Saulo?’ teve 2,5 milhões de acessos em 24 horas

Site de 'Passione' alimenta a rede de intrigas de Silvio de Abreu, e é o primeiro concebido para ser mais do que um complemento da novela

Por Da Redação
15 out 2010, 23h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Era importante que a empresa identificasse uma oportunidade para montar uma estratégia de comunicação. Mas o meu objetivo, como autor, sempre será o de preservar a emoção e a surpresa para o entretenimento do público”, diz Silvio de Abreu

    Publicidade

    O crime que catapultou a audiência da novela virou, no site de Passione, o jogo “Quem matou Saulo?”. Nele, o público é convidado a bancar o detetive e apontar seu suspeito, escolhendo uma foto entre 40 personagens e um dentre 23 motivos que podem ter levado o criminoso a esfaquear o vilão. A resposta do público surpreendeu. Lançado na quinta-feira 14 de outubro, o jogo atraiu 2,5 milhões de palpites nas primeiras 24 horas.

    Publicidade

    Esta e outras atrações do site da novela são aliados perfeitos para um autor como Silvio de Abreu, que tem no relacionamento com o público uma das marcas de seu trabalho. São recursos que permitiram institucionalizar e controlar a central de boatos sobre os destinos das personagens de suas histórias para impulsionar a audiência das novelas e manter o interesse do público no que vai acontecer de mais palpitante nos próximos capítulos.

    Desta vez, o autor pôde brincar oficialmente com o público. Antes de finalmente desvendar o mistério que cercava o nome da vítima do assassinato que tinha anunciado, a TV Globo lançou no site um jogo no qual colocou 12 possíveis vítimas do núcleo protagonista. Depois, o autor “salvou” uma por dia, até chegar aos cinco atores que gravaram suas cenas de despedida da trama sem eles próprios saberem se iriam voltar à história. No ‘Fantástico’ de domingo, foram exibidas todas as versões, além da morte de Saulo de forma diferente da que foi ao ar no dia seguinte.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Estratégia – Para a TV Globo, Passione é um marco no investimento em conteúdo estendido ou adaptado, que vem sendo feito há cerca de dois anos. Nesse período, foram feitos vários testes com ferramentas de interatividade com o público. Em Viver a Vida, por exemplo, Luciana (Alinne Moraes) tinha um blog que fez muito sucesso. Mas a atual novela das nove é a primeira que tem um site concebido para ser parte da obra, e não apenas seu registro na internet. O site de Passione é o primeiro a ter um diretor – Luiz Henrique Rios – que compõe o trio principal de diretores da novela, com Denise Saraceni e Carlos Araújo. O resultado é um aumento de 51% no número de visitas diárias, em relação às novelas anteriores. Momentos marcantes da trama, como o capítulo em que Diana (Carolina Dieckmann) descobriu o segredo de Gerson (Marcello Antony), resultaram em mais de um milhão e meio de páginas vistas.

    Silvio acha tudo isso muito interessante, como autor. Diz ele: “Era importante que a empresa identificasse uma oportunidade para montar uma estratégia de comunicação. Mas o meu objetivo, como autor, sempre será o de preservar a emoção e a surpresa para o entretenimento do público.”

    Publicidade

    (Leo Pinheiro)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.