Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

João Gilberto, criador da bossa nova, completa 80 anos

Cantor e compositor nascido no interior da Bahia consagrou a bossa nova como típico gênero musical brasileiro

Por Da Redação 10 jun 2011, 18h11

No Brasil, as últimas duas apresentações do cantor aconteceram em 2008, em São Paulo

Nesta sexta-feira (10), o criador da bossa nova completa 80 anos de idade. Recluso e alimentando o mito em torno de si com canções que correram o mundo e manias de uma personalidade de difícil trato, o cantor e compositor baiano João Gilberto não deu pistas de como comemorará o aniversário.

Nascido João Giberto Prado Pereira de Oliveira em Juazeiro, interior da Bahia, morador do Leblon, atualmente ameaçado de despejo pela justiça em um processo movido pela dona do apartamento, o cantor inaugurou o gênero que fundiu jazz e samba no terceiro disco de sua carreira, Chega de Saudade, lançado em 1958.

Abriu, dessa forma, o caminho para expoentes como Tom Jobim, Roberto Menescal e Carlos Lyra. No começo dos anos 1960 a bossa nova já despertava a atenção de músicos americanos consagrados como Stan Getz e Herbie Mann.

Músicas como Garota de Ipanema e Desafinado foram regravadas por ícones como Frank Sinatra e o gênero correu o mundo, até se aquietar no começo dos anos 1980 quando a produção dos principais representantes rareou.

Veja galeria de fotos da carreira de João Gilberto

Ao legado musical de João Gilberto se juntaram histórias do seu vício em maconha, que lhe rendeu o apelido entre seus pares de Zé Maconha; a personalidade irascível e excêntrica; a reclusão e o perfeccionismo com que trata as suas produções musicais e shows, proferindo reclamações às pencas sobre eco e ruídos nas casas de show em que raramente se apresenta.

De poucos amigos, nunca é visto fora do apartamento onde mora, reza a lenda que é fanático por televisão e faz todas as refeições encomendado-as de restaurantes do próprio bairro.

Continua após a publicidade

No Brasil, as últimas duas apresentações do cantor aconteceram em 2008, em São Paulo. João Gilberto lançou, entre coletâneas e discos com interpretações inéditas, no Brasil e no mundo, 34 álbuns e deve sair em turnê em breve por algumas capitais brasileiras.

Assista abaixo a uma seleção de vídeos do cantor

Chega de Saudade (com a filha bebel Gilberto)

Carinhoso

Aquarela do Brasil

Continua após a publicidade
Publicidade