Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

IMPERDÍVEL: Lançado box com obras fundamentais de Nietzsche

‘Assim Falava Zaratustra’, ‘O Anticristo’ e ‘Ecce Homo’ são os três livros da caixa especial do filósofo alemão que chega às livrarias pela Nova Fronteira

Por Da redação 24 set 2016, 06h45

Três das obras mais importantes do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) estão reunidas no box Grandes Obras de Nietzsche (Nova Fronteira, 608 páginas, 99,90 reais), que chega agora às livrarias. Assim Falava Zaratustra (tradução de José Mendes de Souza), provavelmente o livro mais conhecido, apresenta as bases do pensamento de Nietzsche, explorando os conceitos de super-homem, transmutação de valores, vontade de poder e eterno retorno.

grandes-obras-de-nietzscheO Anticristo (tradução de David Jardim Júnior), como o nome adianta, é um ataque ao cristianismo. Nietzsche não ataca a figura de Cristo ou de Deus, mas sim a religião cristã que, para ele, distorce a realidade e precisa ser combatida. Em um dos capítulos, o filósofo põe à prova da razão os escritos sagrados, atribuindo as falas não a Jesus Cristo, mas sim a padres e pastores cristãos. “’Não julgueis para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados,’ (Mateus 7,1) — Que noção de justiça, de um juiz ‘justo’!…”, comenta o alemão em um trecho.

O terceiro livro do box, Ecce Homo (tradução de Lourival de Queiroz Henkel), é a autobiografia de Nietzsche, escrita poucos antes de ele perder sua lucidez ao sofrer um surto de loucura, em 1889. O filósofo faz uma análise de seu próprio trabalho: “A última coisa que eu prometeria seria esta: ‘melhorar’ a humanidade. Não pretendo exigir novos ídolos; basta-me que os antigos aprendam comigo o que significa ter pés de barro. Derrubar ídolos – e ao dizer ídolo suponho toda classe de ideais – toca mais de perto os meus anelos íntimos.”

Publicidade