Homem é preso após roubar quadro tranquilamente em galeria russa
Imagens de câmeras de segurança mostram o suspeito retirando a obra ‘Ai-Petri. Crimeia’ na frente do público
Um suspeito foi preso nesta segunda-feira, 28, após roubar um quadro na Galeria Estatal Tetryakov, em Moscou, no último domingo. Nas imagens de câmeras de segurança divulgadas pela imprensa russa, o homem retira a obra do local tranquilamente e a leva embora em seguida.
A tela Ai-Petri. Crimeia, do russo Arkhip Kuindzhi, foi pintada em 1908 e retrata um pico montanhoso de mesmo nome. A obra fazia parte de uma exposição temporária que não contava com sistema de alarmes.
O quadro, avaliado em 175.000 euros (753.000 reais, aproximadamente), estava escondido em uma construção e foi recuperado pelas autoridades após o recebimento de uma denúncia anônima, segundo o Ministério do Interior.
O Kremlin garantiu que o museu está “protegido adequadamente”, mas reconheceu que “é preciso tirar conclusões” do roubo. “Felizmente, o quadro foi encontrado rápida e eficazmente, graças aos esforços enérgicos das nossas forças da ordem”, disse o porta-voz Dimitri Peskov, à imprensa.
Em maio de 2018, a galeria passou por outra situação complicada com uma de suas obras. Um visitante danificou a obra Ivan, o Terrível, Matando seu Filho, de Ilia Repin, após quebrar o vidro de proteção. O quadro teve que ser retirado de exposição.
(Com AFP)