Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fernando Meirelles mostra ‘360’ do Festival de Toronto

Por AE São Paulo – Setembro é um mês agitado para profissionais e fãs do cinema internacional. Começa com o saldo do Festival de Locarno (na Suíça, um dos mais importantes do circuito experimental), segue com o Festival Veneza trazendo o melhor da safra do segundo semestre, equilibrando-se entre blockbusters e independentes, e continua com […]

Por Da Redação
8 set 2011, 10h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por AE

    Publicidade

    São Paulo – Setembro é um mês agitado para profissionais e fãs do cinema internacional. Começa com o saldo do Festival de Locarno (na Suíça, um dos mais importantes do circuito experimental), segue com o Festival Veneza trazendo o melhor da safra do segundo semestre, equilibrando-se entre blockbusters e independentes, e continua com Toronto (que começa hoje e termina no próximo dia 18) reunindo distribuidores e produtores do mundo todo, ávidos por encontrar e comprar filmes que serão destaque no fim do ano e início do próximo. A cada edição, o festival canadense, que não é competitivo, mas é disputadíssimo quando o assunto é descobrir quem são as maiores promessas do próximo Oscar, conquista mais espaço no ‘circuito classe A’ de festivais.

    Publicidade

    É lá, por exemplo, que Brad Pitt escolheu mostrar seu novo filme, “Moneyball”, dirigido por Bennett Miller, e que George Clooney vai sair diretor de Veneza (onde exibiu “Ides of March”) para o Canadá, onde estreia mundialmente “The Descendants” (aguardada produção de Alexander Payne), e que Francis Ford Coppola exibe seu experimental “Twixt”. E foi lá, também, que Fernando Meirelles escolheu para exibir pela primeira vez seu novo filme, “360”. “Outra coisa simpática deste festival, fora a cidade e a audiência atenta e calorosa, é o fato de não ser competitivo. Em Cannes, no segundo dia de festival, só se fala em quem está na frente de quem, as revistas fazem gráficos de chances de vencer, é como se você estivesse num campeonato de basquete ou coisa similar. Apesar de estar tão próximo dos EUA, Toronto não é sobre winners e loosers, mas sobre filmes”, disse o diretor brasileiro, antes de embarcar pela quarta vez para o festival.

    Mesmo sendo ‘sobre filmes’, mostrar seus novos produtos em uma vitrine tão disputada pode ser bom, mas não necessariamente fácil. “A experiência vai ser dura. Como sempre. Muita imprensa, jantar, Q&A (debates) e, infelizmente, nenhum filme além do meu. Não vai dar tempo de assistir nada”, continuou Meirelles.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O diretor brasileiro, aliás, assim como a grande maioria, ‘acabou de acabar’ (ou quase) seu novo longa. “Assisti a 360 acabado pela primeira vez ontem à tarde. Tem cinco defeitos de imagem e problemas de mixagem, mas agora não há mais tempo de mexer. Vamos mostrar assim. Explico na abertura que não é a cópia final e depois arrumamos para Londres (em outubro, em que “360” é atração da noite de abertura do maior festival do Reino Unido). O filme foi finalizado em tempo recorde. Mesmo sabendo do risco de algo poder estar fora de lugar, não queria deixar de estar em Toronto para vender o filme para os EUA e, quem sabe, lançá-lo ainda este ano. Esse é meu objetivo.”

    Entre os outros brasileiros que também terão uma maratona pela frente e tentar um lugar ao sol no disputado mercado de exibição estrangeiro estão “Girimunho” (de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, que também vão ‘pular’ de Veneza, onde integraram a seção Horizontes, para Toronto), o aguardado “Heleno”, de José Henrique Fonseca, sobre o jogador de futebol Heleno de Freitas, e que faz première mundial no Canadá, “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas”, de Julia Murat, que estreia na direção de longas de ficção; “O Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz (que integrou a Semana da Crítica em Cannes). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.