Clique e assine a partir de 8,90/mês

Fernanda Montenegro narra trechos do novo livro de Ingrid Betancourt

Atriz dramatiza passagens de “Não Há Silêncio que Não Termine”, relato emocionado sobre os anos de cárcere da mais célebre refém das Farc

Por Da Redação - 18 set 2010, 09h41

Neste semana, VEJA traz reportagem exclusiva sobre o lançamento do novo livro de Ingrid Betancourt Não Há Silêncio que Não Termine – Meus Anos de Cativeiro na Selva Colombiana (tradução de Antonio Carlos Viana, Dorothée de Bruchard, José Rubens Siqueira e Rosa Freire d’Aguiar; Companhia das Letras; 553 páginas; 45 reais). A obra é um relato dramático dos seis anos e meio em que Ingrid esteve refém dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ingrid narra em detalhes o horror, a humilhação, a violência, a tortura e o sofrimento pelos quais teve de passar até ser libertada em julho de 2008.

A pedido do site de VEJA, a atriz Fernanda Montenegro, que atualmente interpreta a personagem Bete Gouveia da novela Passione, e foi gentilmente autorizada a fazer este trabalho pela Rede Globo, gravou em áudio trechos do primeiro capítulo do volume que chega às livrarias esta semana. “É uma narrativa sem gordura, fortíssima. A descrição do cativeiro foi feita em detalhes, com uma riqueza de impressionar”, disse a atriz durante as gravações. “Fico me perguntando como esta mulher escapou. Sobreviver naquelas condições me parece algo próximo de um milagre”.

Use os players abaixo para escutar as cinco partes da narrativa.

Parte 1 – Esperar a tempestade

áudio

Continua após a publicidade

Parte 2 – Medo de morrer de sede

áudio

Continua após a publicidade

Parte 3 – A fraqueza tomava forma

áudio

Continua após a publicidade

Parte 4 – A raiva me abandonou

áudio

Continua após a publicidade

Parte 5 – No dia em que quiserem me matar, basta fazê-lo

áudio

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Publicidade