Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Feira de arte reúne artistas latino-americanos em Londres

Por Da Redação 7 jun 2012, 15h58

Londres, 7 jun (EFE).- Artistas como a brasileira Lygia Clark, a chilena Matilde Pérez e a mexicana Valentina González Woholers aparecem como alguns dos destaques da ‘Pinta’, uma feira dedicada à arte latino-americana inaugurada nesta quinta-feira e que estará aberta ao público até domingo na capital britânica.

Esta mostra, que foi realizada pela primeira vez em Nova York (2007) e celebra sua terceira edição em Londres, é ‘uma das vitrines mais importantes da arte latino-americana na Europa’, afirmou hoje à agência Efe um de seus diretores, Mauro Herlitzka.

Segundo Herlitzka, a arte latino-americana, com suas ‘práticas abstratas, conceituais e formalistas’, atravessa ‘um momento importantíssimo’ e é especialmente apreciada em Londres, ‘uma das grandes capitais culturais do mundo’.

Sediada no Centro de Exposições de Earls Court, a ‘Pinta’ se destaca ao reunir trabalhos de 53 galerias especializadas, todas vindas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Panamá, Buenos Aires, Caracas, Santiago do Chile, Bogotá, México, San Juan e La Paz.

A chilena Matilde Pérez, uma representante da chamada arte cinética, exibe um chamativo projeto dentro do enorme recinto londrino, a ‘Open Cube’

Nesta obra, Matilde explora o campo da ilusão óptica com o objetivo de envolver a audiência em uma grande experiência visual.

Como novidade, esta edição da ‘Pinta’ contará pela primeira vez com obras de artistas espanhóis e portugueses, que, segundo Herlitzka, combina dois itens aparentemente contraditórios: ‘tradição e inovação’. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade