Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Estreia de ‘Sniper Americano’ é recorde de Clint Eastwood

Longa, que amealhou seis indicações ao Oscar depois de ser ignorado pelo Globo de Ouro, fez 90 milhões de dólares no primeiro fim de semana nos EUA

Por Da Redação 19 jan 2015, 08h02

Ignorado pelo Globo de Ouro, Sniper Americano, novo trabalho de Clint Eastwood, foi à forra apenas uma semana depois. Indicado a seis Oscars na última quinta-feira, o longa chegou ao domingo como a melhor estreia da carreira de Eastwood como diretor, depois de fazer 90,2 milhões de dólares nos Estados Unidos em seu primeiro fim de semana erm cartaz. O segundo colocado na bilheteria americana foi a comédia Padrinhos LTDA, com meros 21 milhões de dólares.

Leia também:

Angelina Jolie a VEJA: ‘Prefiro dirigir a ser aquela na frente das câmeras’

Jennifer Aniston, Lego… os esnobados do Oscar 2015

Estrelado por Bradley Cooper, o filme mostra a rotina de um soldado americano no Iraque, onde tem de fazer escolhas como atirar ou não atirar em um garoto que recebe armamento das mãos de uma mulher. Tenso, o longa concorre ao Oscar na categoria principal, a de melhor filme, e também nas de melhor ator (Cooper), roteiro adaptado, montagem, edição e mixagem de som.

A melhor estreia de Clint Eastwood até aqui havia sido Gran Torino (2008), com 29,5 milhões de dólares, número três vezes menor que o alcançado por Sniper Americano. Outra cifra que dá a dimensão do feito de Sniper: 90,4 milhões de dólares foi o que fez, em seu primeiro fim de semana, Guardiões da Galáxia, recorde em estreia no currículio de Bradley Cooper. O longa da Marvel, porém, é povoado de super-heróis, classe acostumada a bater recordes no cinema.

Outras duas marcas fantásticas de Sniper: o longa superou Avatar como a melhor estreia de janeiro nos EUA e A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, como a melhor estreia de um drama no país, em todos os tempos. O longa de James Cameron, que viria a se tornar a maior bilheteria da história do cinema, fez 68,5 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana, em 2010. Já o filme de Gibson arrecadou 83,8 milhões de dólares em 2004.

É verdade que este fim de semana, graças ao feriado de Martin Luther King, tornou a noite de domingo mais interessante nos EUA, mas ainda assim o feito é notável — o Dia de Martin Luther King é comemorado anualmente na terceira segunda-feira do mês de janeiro, próximo da data de nascimento do ativista, 15 de janeiro. Produzido pela Warner, Sniper Americano tem estreia no Brasil prevista para 19 de fevereiro, três dias antes da cerimônia do Oscar.

Continua após a publicidade
Publicidade