Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estava na cara: criadora recua e diz que Hello Kitty é gata

Representante da Sanrio afirma que a personagem é uma 'versão antropomórfica' do animal de estimação. Assim como os personagens da Disney são 'humanos', embora sejam patos, ratos ou cachorros

Por Da Redação
29 ago 2014, 16h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A humanidade pode voltar a respirar aliviada. Hello Kitty é, sim, uma gata – estava na cara. Nesta semana, para a estupefação geral, uma antropóloga da Universidade do Havaí que estuda o fenômeno da personagem, Christine R. Yano, havia arrancado essa certeza dos fãs. Christine disse que, segundo a Sanrio, empresa especializada em licenciamento de personagens que criou a Hello Kitty em 1974, ela não era uma gatinha, e sim uma garotinha britânica do signo de escorpião.

    Publicidade

    A bombástica revelação, publicada no jornal americano Los Angeles Times, levou o blog Kotaku a entrar em contato com a Sanrio para tirar a história a limpo. A empresa então disse que a personagem é uma gata, mas “antropomorfizada”, isto é, com características humanas. Assim como o Pato Donald é um “homem” e também um pato. “Hello Kitty foi feita nos moldes de uma gata. Seria um exagero dizer que ela não é uma gata. Hello Kitty é a personificação de um gato”, disse um representante da Sanrio ao blog.

    Publicidade

    ENQUETE: Se Hello Kitty é uma menina, o que é aquele seu bigode?

    A complexa identidade de Hello Kitty parece ter confundido a cabeça da sua especialista — ou tudo não passou de uma espécie de telefone sem fio entre a Sanrio e a antropóloga. A confusão teria acontecido depois de a empresa explicar a Christine que Hello Kitty é uma gata com características humanas. Como se a Disney avisasse que Mickey Mouse é um rato que anda e fala como um homem. “Hello Kitty é uma caricatura. É uma garotinha, uma amiga. Mas não uma gata. Ela anda e senta como um ser bípede”, dizia o recado da marca à pesquisadora.

    Publicidade

    Outra razão para o desentendimento é a cultura japonesa. No site oficial de Hello Kitty, ela é apresentada como uma “menina alegre”. No Japão, é comum que gatos sejam chamados de “meninas” ou “meninos” pelos donos, que consideram o animal de estimação como um membro da família.

    Continua após a publicidade

    Leia também:

    Publicidade

    Sucesso bizarro de marketing, Hello Kitty lança (também) cerveja

    Mostra de Hello Kitty tem boneca de US$ 247 000

    Publicidade

    O choque da “revelação” de que Hello Kitty seria uma garota foi tão grande que a Peanuts, empresa que detém a marca e os personagens do Snoopy, se apressou a garantir que o personagem é, sim, um cachorro. A informação foi postada nesta quinta, no Twitter da companhia.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.