Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Escritor americano Philip Roth morre, aos 85 anos

Premiado romancista faleceu vítima de insuficiência cardíaca na noite desta terça-feira

Por Da Redação
Atualizado em 23 Maio 2018, 16h18 - Publicado em 23 Maio 2018, 07h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O premiado romancista americano Philip Roth morreu nesta terça-feira, aos 85 anos, de insuficiência cardíaca, em local não revelado. A informação foi confirmada pelo agente literário do escritor, Andrew Wylie.

    Autor de mais de 25 livros, como Complô contra a América (2004) e Complexo de Portnoy (1969), Roth conquistou praticamente todos os prêmios literários relevantes em mais de sessenta anos de carreira. Com Pastoral Americana (1997), Roth ganhou o Prêmio Pulitzer, um dos muitos prêmios de uma aclamada carreira, faltando apenas ser laureado com o Nobel de Literatura, para o qual seu nome foi ventilado em diversas ocasiões.

    Ele também ganhou dois prêmios Faulkner, a Medalha Nacional das Artes e o Prêmio Príncipe de Astúrias. Seu último romance, Nêmesis, sobre a epidemia de pólio em 1944, foi publicado em 2010, dois anos depois de Roth anunciar que pararia de escrever, o que deixou o mundo da literatura atônito.

    “Havia chegado ao fim. Não havia mais nada para escrever”, declarou à BBC em 2014. “Comecei a grande tarefa de não fazer nada. Fiquei muito bem.”

    Roth era dono de um estilo realista e direto e adotava um humor ferino em suas obras. Nascido em 19 de março de 1933 na cidade de Newark, Nova Jersey, neto de imigrantes judeus-europeus da primeira onda migratória aos Estados Unidos na primeira parte do século XIX, Roth teve sua obra associada à comunidade judaica, e muitos de seus romances refletem as questões de identidade dos judeus dos Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    Além do judaísmo e suas obrigações, a extensa e premiada obra do escritor abordou temas como o sexo, o desejo, a velhice e a morte de forma recorrente. Philip Roth foi casado duas vezes. A primeira, com Margaret Martinson (1959-1963), que morreu em 1968, em um acidente de carro. A segunda com a atriz inglesa Claire Bloom, da qual se divorciou em 1994 após um casamento turbulento.

    (Com AFP, Estadão Conteúdo e EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.