Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Diretor francês Patrice Chereau morre aos 68 anos

O diretor de 'A Rainha Margot' (1994), premiado no Festival de Cannes, faleceu nesta segunda-feira, confirmou sua representante

Por Da Redação 8 out 2013, 11h30

O diretor francês Patrice Chereau, um dos mestres do cinema europeu, morreu nesta segunda-feira, em Paris, aos 68 anos. A informação foi confirmada por Elizabeth Tanner, da agência Artmedia. “Ele foi um grande diretor de cinema, de teatro e ópera”, disse Elizabeth. “Teve uma extraordinária vitalidade até o final.” O presidente da França, François Hollande, lamentou a perda em uma declaração. “O mundo cultural está de luto”, disse. “A França perde um artista que a orgulha no mundo inteiro.”

O último trabalho de Chereau foi a ópera Elektra, de Richard Strauss, pela qual foi ovacionado em julho no festival de ópera de Aix-en-Provence. No cimena, dirigiu dez filmes, entre eles A Rainha Margot (1994), premiado no Festival de Cannes, e Intimacy, vencedor do Urso de Ouro em Berlim em 2001.

Chereau era conhecido por ser exigente com os atores e também por sua enorme capacidade produtiva. Seu modo particular de dirigir mesclava instinto e um profundo conhecimento das obras.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade