Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘Colegas’ vence Festival de Gramado

Longa protagonizado por três jovens portadores de Síndrome de Down bate o favorito 'O Som ao Redor', do pernambucano Kléber Mendonça Filho

Por Da Redação 19 ago 2012, 13h58

O filme Colegas, do diretor Marcelo Galvão, protagonizado por três jovens com síndrome de Down, ganhou o prêmio de Melhor Filme da 40ª edição do Festival de Gramado. Narrado por Lima Duarte, o filme conta a aventura de Stalone, Aninha e Márcio, que fogem no carro do jardineiro do instituto onde vivem.

Kléber Mendonça Filho ganhou na categoria Melhor Diretor com O Som ao Redor , que era o favorito para ganhar o prêmio principal. O enredo mostra o impacto da chegada da milícia numa rua na zona sul do Recife. O longa foi eleito o Melhor Filme Júri Popular.

O prêmio de Melhor Diretor foi para Pedro Bial e Jorge Mautner, por O Filho do Holocausto, que ficou também com Melhor Montagem (Leyda Napoles e Jorge Mautner).

O uruguaio Artigas: La Redota, de César Charlone, venceu a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Os membros do júri fizeram uma homenagem ao diretor uruguaio, que costuma trabalhar como diretor de fotografia de Fernando Meirelles.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade