Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasileiro ganha prêmio da crítica no Festival de Berlim

O cineasta Daniel Ribeiro, do filme 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho', se consagrou na mostra Panorama da Berlinale

Por Da Redação 14 fev 2014, 18h32

O filme brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, ganhou nesta sexta-feira o prêmio da Federação da Crítica Internacional (Fipresci), na seção Panorama do Festival de Berlim. Os prêmios da mostra paralela são entregues na véspera da cerimônia final, que acontece no próximo sábado, 15, quando o júri, presidido pelo produtor americano James Schamus, divulgará os ganhadores dos Ursos de Ouro.

Na competição oficial também promovida pela Fipresci, o prêmio de melhor filme ficou para o francês Aimer, Boire et Chanter (Amar, beber e cantar, em tradução livre), do diretor veterano Alain Resnais.

O longa de Ribeiro conta a história de Leonardo, um jovem cego de 15 anos, interpretado por Ghilherme Lobo, superprotegido pelos pais (Lúcia Romano e Eucir de Souza). Sua amiga inseparável é Giovana (Tess Amorim), que fica enciumada quando um novo aluno, Gabriel (Fabio Audi), disputa com ela as atenções de Leonardo. O protagonista rapidamente descobre que tem sentimentos pelo amigo.

Exibido em Berlim, em uma sala lotada, na noite da última segunda-feira, a produção foi bem recebida pelos críticos presentes, sendo muito aplaudida no final.

Continua após a publicidade

Ribeiro é diretor de dois curtas-metragens famosos, Café com Leite (2008), que ganhou o Urso de Cristal da mostra Geração 14plus no Festival de Berlim, e Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010), que virou sensação no YouTube e foi uma espécie de teste para seu primeiro longa-metragem.

Leia também:

Brasil volta a competir pelo Urso de Ouro depois de seis anos ​

Lars Von Trier e Shia LaBeouf ‘causam’ em Berlim

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade