Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Blockbusters são o futuro da cultura popular, segundo livro

'Why Big Hits – and Big Risks – are the Future of the Entertainment Business', da professora Anita Elberse, de Harvard, aponta que grandes produções ganham mais importância em tempos de distribuição pulverizada e Netflix

Por Da Redação
7 jan 2014, 10h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os chamados blockbusters, filmes com investimentos milionários em produção, marketing e distribuição e retorno praticamente garantido em bilheteria, se tornaram objeto de estudo da professora Anita Elberse, da universidade americana de Harvard. No livro Why Big Hits – and Big Risks – are the Future of the Entertainment Business (algo como ‘Por que Grandes Hits — e Grandes Riscos — são o Futuro do Negócio do Entretenimento’, em tradução direta), recém-lançado em língua inglesa, Anita aponta a importância que os blockbusters adquirem para o modelo de negócios dos estúdios em tempos de revolução na distribuição de conteúdo, encabeçada por serviços de streaming como o Netflix e suas produções originais de grande custo, como House of Cards e Orange Is the New Black.

    Publicidade

    Spielberg: Modelo de mercado de cinema vai ‘implodir’

    Publicidade

    Anita se baseia em uma análise estatística para tirar suas conclusões. Segundo esse levantamento, os riscos embutidos no lançamento de blockbusters – vide o fracasso de como John Carter: Entre Dois Mundos (2012) da Disney, que teve um custo de produção de 250 milhões de dólares para um faturamento de pouco mais de 280 milhões ao redor do mundo – não inviabilizam a tática de se investir em grandes produções. Um blockbuster, quando bem sucedido, pode dar à companhia mais que os lucros planejados. A tendência, de acordo com o livro, que ganhou resenha elogiosa do jornal britânico The Guardian, também vale para o mercado editorial, cada vez mais dominado por best-sellers.

    Continua após a publicidade

    Apesar de entender que gosto não se discute (“de gustibus non est disputandum“, como diz o ditado latino), os estúdios tomam medidas para dirimir riscos, como escalar um elenco de peso para os filmes, com atores vencedores de prêmios e de grande prestígio junto ao público. A tática se assemelha à dos grandes times de futebol, diz a autora, ao avaliar que equipes vencedoras – e boas de marketing – como o Real Madrid do início da década de 2000, formado por Zidane, Ronaldo, Beckham e companhia, podem não apenas trazer troféus importantes como novos torcedores e grandes lucros, na forma de venda de ingressos e produtos como camisetas e bonés.

    A resenha do Guardian nota que o livro de Anita Elberse, embora direcionado aos executivos de grandes empresas de entretenimento, pode servir também a estrelas do esporte e da música, como Jennifer Lopez, Lady Gaga e o jogador de basquete LeBron James, hábeis em dar vazão a suas veias empresariais para vender uma determinada imagem e lucrar cada vez mais com ela. Lady Gaga, por exemplo, daria uma ótima gerente de marketing.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.