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Autores de ‘Cais’ descartam plágio em música de Bowie

Em artigo publicado no jornal Le Monde na semana passada, a jornalista Véronique Mortaigne apontou semelhanças entre a nova música de David Bowie, Sue (or In A Season of Crime), inédita da compilação Nothing Has Changed, e a canção Cais, parceria de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos lançada no disco Clube da Esquina (1972). “Ouvir […]

Por Da Redação
20 out 2014, 16h28
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  • Em artigo publicado no jornal Le Monde na semana passada, a jornalista Véronique Mortaigne apontou semelhanças entre a nova música de David Bowie, Sue (or In A Season of Crime), inédita da compilação Nothing Has Changed, e a canção Cais, parceria de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos lançada no disco Clube da Esquina (1972). “Ouvir Sue (or In A Season of Crime) faz recordar imediatamente o sucesso de Milton Nascimento — incluindo a sua melodia linear”, disse a jornalista no texto.

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    Há, de fato, notas idênticas em ambas as melodias. A canção de Bowie foi produzida pelo próprio artista com Tony Visconti, com participação da Maria Schneider Orchestra. A regente Maria Schneider, lembrou Véronique Mortaigne, sempre declarou a sua admiração pelos grandes compositores da música popular brasileira, dizendo, por exemplo, que para uma ilha deserta levaria um disco de Ravel, mas também um de Egberto Gismonti e um de João Gilberto.

    A discussão levou Maria Schneider a escrever um e-mail a Milton e Bastos. “Ela se colocou muito bem no e-mail, de maneira muito elegante, preocupada com o que nós poderíamos pensar. Ela disse que, apesar de ter uma grande admiração por Cais, nem ela nem Bowie tiveram a intenção de fazer referência”, conta Bastos. O letrista diz que ouviu a música de Bowie antes da publicação do Le Monde e não notou semelhanças. Depois, percebeu que havia sequências harmônicas e notas parecidas, mas não reconheceu Sue como um plágio de Cais.

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    Para Bastos, a música lembra a atmosfera dos arranjos de Minas (1975), disco de Milton produzido por ele, especialmente Trastevere, parceria dos dois. Ele diz que a “estranheza” de Sue também parece com seu Liebe Paradiso, CD de canções feitas com Celso Fonseca lançado em 2011. E acredita que, em algum momento, a música de Milton chegou aos ouvidos de Bowie. “Ele é uma referência na música do mundo, é bem provável que Bowie tenha escutado e absorvido algo. Mas não plágio.”

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    Por meio de sua assessoria de imprensa, Milton Nascimento também descartou o plágio, apesar de ter achado as músicas muito parecidas. O cantor e compositor se sentiu lisonjeado com a citação do Le Monde. Para ele, Sue é uma canção lindíssima e Bowie, um artista diferenciado. Segundo ele, é bem provável que Bowie tenha ouvido o clássico Clube da Esquina, justamente por ser um músico antenado e completo.

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    https://youtube.com/watch?v=3GodUgnO7lY

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    (Com Estadão Conteúdo)

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