Clique e assine a partir de 9,90/mês

Apresentada a suposta primeira versão da Mona Lisa

Segundo fundação baseada na Suíça, quadro seria versão anterior do retrato famoso de Lisa Gherardini feito por Leonardo Da Vinci

Por Da Redação - 27 set 2012, 12h31

Uma versão da Mona Lisa mais jovem, atribuída também a Leonardo da Vinci, foi apresentada em Genebra nesta quinta-feira. A Fundação Mona Lisa, com sede na Suíça, que organizou o evento, afirma que após uma pesquisa realizada ao longo de três décadas, foi possível constatar que a obra é um retrato anterior feito pelo gênio italiano. O quadro não é exatamente uma novidade: foi descoberto em 1913 pelo colecionador Hugh Blaker. Parte da crítica, porém, se mostra cética em relação à sua autoria.

Conhecida como a Mona Lisa de Isleworth, a obra apresentada hoje é um pouco maior do que a do quadro mais famoso, com cores mais vivas, e retrata uma moça que aparenta ser mais jovem. “Toda a informação acumulada indica que ela é uma versão anterior da Gioconda que está no Louvre”, disse Stanley Feldman, historiador de arte e membro da fundação.

A Mona Lisa foi um quadro encomendado a Da Vinci pelo nobre italiano Francesco Del Giacondo, que queria um retrato da mulher, Lisa Gherardini. A fundação afirma que já no século XVI várias fontes alertaram que Leonardo havia criado duas versões do quadro, uma para o marido de Gherardini e outra para Giuliano de Médici, seu patrão. O pintor, porém, nunca entregou a obra a Del Giacondo — em referência ao sobrenome, a pintura também é conhecida hoje como La Gioconda ou La Joconde.

(Com agência Efe)

Continua após a publicidade
Publicidade