Após tuítes racistas, marcas se manifestam sobre Júlio Cocielo
Youtuber enfrenta críticas após comentários preconceituosos postados no Twitter

O comentário de tom racista feito pelo youtuber Júlio Cocielo durante o jogo entre França e Argentina pela Copa do Mundo, em seu Twitter, refletiu agora em seus contratos comerciais. Marcas associadas ao rapaz se manifestaram contra a postura do youtuber e suspenderam parcerias.
Caso da Adidas, que afirmou repudiar “todo e qualquer tipo de discriminação”. Sendo assim, “decidiu suspender a parceria com o youtuber Júlio Cocielo”. Já o Itaú disse que o jovem “não faz mais parte” de qualquer ação publicitária e que a empresa “repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito”, e espera que “o respeito à diversidade sempre prevaleça”.
A Coca-Cola, que já realizou algumas ações publicitárias pontuais com Cocielo, declarou que não tem mais qualquer ligação com ele e que “não tem planos para futuras parcerias”, ressaltando também repúdio contra “qualquer forma de racismo, machismo, misoginia e homofobia” e que “o respeito à diversidade é um dos principais valores da companhia”.
O McDonald’s, que também já realizou ações com o youtuber, disse apenas que “não tem nenhuma relação comercial com ele”. No Twitter, o Submarino conta que “repudia veementemente qualquer manifestação racista e tomará as providências necessárias”, e retirou a campanha em que Cocielo aparecia do ar.
No sábado, durante o jogo entre França e Argentina, o rapaz fez um comentário sobre Mbappé, jogador negro da seleção francesa. “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein [sic]“, publicou ele. Depois disso, internautas resgataram tuítes antigos nos quais ele fazia mais comentários do tipo, entre eles um que sugeria “exterminar os negros”. Após a enxurrada de críticas, ele publicou uma nota se desculpando, justificou suas publicações e excluiu os tuítes antigos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)