A noite em que a Globo ficou atrás do SBT e da Band
'Supermax' não reagiu no Ibope nem no derradeiro capítulo, e afundou a audiência da emissora carioca, que perdeu para 'Carrossel, o Filme' e 'MasterChef'
O SBT está comemorando um feito raro nesta terça-feira. Na noite seguinte ao aniversário de Silvio Santos, que acaba de completar 86 anos, a emissora fundada pelo apresentador passou mais de quatro horas na liderança da TV aberta. E no horário nobre. Não foi todo o tempo uma vitória folgada. Entre 22h e meia-noite, mais ou menos, o canal empatou com a Globo, ambos na casa dos 15 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Mas, daí em diante, quando a rival carioca pôs no ar o episódio final de Supermax, o SBT deslanchou. Série que se revelou um dos maiores fiascos deste ano, Supermax fez a audiência da Globo despencar: ela ficou atrás também da Band, com a final do MasterChef Profissionais, reality culinário que vinha engatinhando na terceira e na quarta posições até então.
A conquista do SBT se deve a dois fatores, na verdade: além da aversão do público a Supermax, a emissora paulista acertou ao escalar uma série de atrações adolescentes para segurar o público que se reuniu diante da TV — ou do celular ou do tablet — para acompanhar o último capitulo de Cúmplices de um Resgate. Exibido entre 21h19 e 22h08, o episódio conquistou média de 14,48 pontos no Ibope, mais de 2 pontos à frente da Record, mas bastante atrás da Globo, que ficou próxima aos 24 pontos no horário, quando exibia o Jornal Nacional e a novela das 9, A Lei do Amor.
Quando a novelinha adolescente saiu do ar, o SBT entrou com uma espécie de apêndice, o Show de Cúmplices de um Resgate, com estrelas do folhetim. Foi aí que emparelhou com a Globo. Na sequência, Silvio Santos deu play em Carrossel, o Filme, que teve média de 10,84 pontos contra 8,18 da Band com MasterChef e 7,06 da Globo com a desajeitada Supermax, o Jornal da Globo e o Programa do Jô. O filme foi seguido por uma edição de The Noite, o talk-show de Danilo Gentili, com parte do elenco infantil da emissora — Bia Jordão, Guilherme Vieira, Ana Júlia e Matheus Ueta, entre outros. Mais um strike: 5,95 pontos de audiência, contra 5,52 do Jô e 2,57 do reality de Paola Carosella.
Na média, a final do MasterChef, exibida por cerca de três horas, obteve 7,4 pontos de média no Ibope.