Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

No Dia da Mulher, cervejarias lançam iniciativas que pregam equidade

Rótulos que fazem referência à luta por igualdade, lançamentos assinados apenas por mulheres ou doações a ONGs marcam novidades na data

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 mar 2023, 20h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apesar das mudanças em sentido contrário, o mercado cervejeiro do Brasil ainda é majoritariamente masculino. Dados do 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras, realizado pelo DataSebrae em 2019, cerca de 89% das empresas do ramo são comandadas por homens, e apena 11% por mulheres. O cenário vem mudando lentamente. Mulheres produzem obras importantes sobre o tema, como é o caso de O Livro da Cerveja, guia visual assinado pela sommeliere Francesca Sanci, e estão por trás de algumas das mais empresas mais respeitadas e influentes do mercado. É o caso da Japas, comandada por Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Uen, que recentemente vem desbravando o mercado americano e levando as artesanais brasileiras para os Estados Unidos.

    Publicidade

    No Dia da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), algumas cervejarias foram além e lançaram iniciativas para valorizar a contribuição feminina não apenas dentro da indústria, mas também como consumidoras de cerveja. Um dos exemplos mais notáveis é o da Dádiva, que todo mês de março lança um rótulo temático. Neste ano, a cervejaria de Várzea Paulista, no interior de São Paulo, fundada por Luiza Lugli Tolosa escolheu uma West Cost IPA chamada Fight the Power. Cada lata vem com o nome de uma mulher homenageada. São 52 opções, e ainda é possível personalizar o rótulo com outros nomes direto no e-commerce da marca.

    Publicidade

    Este é o terceiro rótulo com questões ligadas a gênero que a Dádiva põe no mercado. No ano passado, lançou a 3/4, que vinha em um pacote com duas latas: uma, de 473 ml, e outra, menor, de 350, simbolizando a diferença salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções. Antes, em 2021, lançou Nosso Silêncio Deixa Marca, sobre a violência doméstica sofrida pelas mulheres.

    Mesmo entre as grandes cervejarias há espaço para a discussão. A Black Princess, marca do Grupo Petrópolis, lançou a segunda edição da Black Princess FemAle, rótulo do gênero Strong Golden Ale idealizada e criada por mulheres, da brassagem ao envase – até o rótulo foi assinado pela ilustradora Tami Lemos. A escolha do estilo, tradicionalmente mais potente, com 7,4% de teor alcóolico, questiona o discurso de que mulheres preferem apenas cervejas leves.

    Até mesmo as cervejarias que não são comandadas por mulheres também lançaram iniciativas temáticas. É o caso da Everbrew, de Santos. Durante todo o mês de março, parte do lucro da venda do rótulo Evertreze Sour no Everpub, o bar da cervejaria, será doado à ONG Girl Up Caiçara, projeto social voltado para a proteção de mulheres, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.