Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Luxuosas redes hoteleiras começam a espetar suas bandeiras em embarcações

Elas cruzam mares e oferecem experiências cheias de paparicos e vistas deslumbrantes

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 dez 2022, 08h00
RITZ-CARLTON - Suítes: 149Capacidade: 298 hóspedesItinerário: Mediterrâneo, Caribe e Américas -
RITZ-CARLTON – Suítes: 149
Capacidade: 298 hóspedes
Itinerário: Mediterrâneo, Caribe e Américas – (Christopher Cypert/Divulgação)

Quando o poeta português Fernando Pessoa escreveu que navegar era preciso, noutro tempo e contexto, jamais imaginaria que singrar os sete mares seria um dia possível a bordo de embarcações onde se agitam bandeiras de alguns dos hotéis mais luxuosos do planeta. Pois essa é uma nova fronteira aberta por grifes que primam por mimos e sofisticação, agora oferecidos sobre águas que cortam paisagens paradisíacas e inalcançáveis a pé ou de carro. “Se uma pessoa está acostumada a se hospedar em uma determinada rede, ela o faz em todos os lugares do mundo. No mar, não será diferente”, diz Ilan Wallach, sócio da GSP Atlanta Travel e integrante do Grupo Virtuoso, composto de agências de viagens especializadas no turismo de alto luxo.

Marcas como Ritz-Carlton, Four Seasons e Belmond estão investindo firme na nova modalidade. O Ritz-Carlton, pioneiro na área, pôs para flutuar em outubro o Evrima, um aquático hotel cinco-estrelas de 623 pés projetado pela empresa de arquitetura sueca Tillberg. Com capacidade para 298 passageiros, o navio de design elegante e contemporâneo possui 149 suítes dúplex com terraço privativo e janelas do chão ao teto que proporcionam estonteante vista panorâmica. Além dos equipamentos esperados — piscina, boate, adega —, o barco conta com um restaurante comandado pelo chef Sven Elverfeld, do restaurante alemão Aqua, condecorado com três estrelas Michelin. A experiência no atendimento é a mesma oferecida em qualquer uma das unidades do Ritz-Carlton, o que inclui um concierge pessoal para pedidos que podem oscilar de um café à organização de excursões em terra.

FOUR SEASONS - Suítes: 96Capacidade: 112 a 196 hóspedesItinerários: Caribe e Mediterrâneo -
FOUR SEASONS – Suítes: 96
Capacidade: 112 a 196 hóspedes
Itinerários: Caribe e Mediterrâneo – (Four Seasons/Divulgação)

Os preços partem de 33 000 reais para uma semana de flutuação no bem-bom e variam de acordo com o roteiro. As primeiras viagens foram de Barcelona, na Espanha, a Nice, na França, com paradas em portos menores que as linhas de cruzeiro convencionais não conseguem atender — entre elas, Mykonos, na Grécia, Saint-Tropez, na França, e St. Barths, no Caribe. O grupo apostará ainda em dois navios um pouco maiores, cada qual com 228 suítes, previstos para estar em plena atividade até 2025.

Continua após a publicidade

Logo se avistará concorrência em alto-mar, com o ingresso do Four Seasons nesse novo e ascendente mercado. A Four Seasons Yachts dará a partida com três navios que comportarão de 112 a 196 passageiros. A primeira embarcação, de 679 pés, com planos de ser lançada no fim de 2025, vai dispor de catorze deques e 96 suítes personalizadas para satisfazer o gosto de cada tripulante. Com cinco restaurantes, uma piscina na popa e plataformas para criar clubes de praia e uma base para esportes aquáticos, a embarcação possuirá também um enorme deque que abrigará uma sala de cinema ao ar livre e um spa. “Vamos oferecer experiências únicas acompanhadas de serviço incomparável a nossos hóspedes”, promete Christian Clerc, presidente do Four Seasons Hotels and Resorts, ao anunciar a entrada da grife nesse nicho em que se vislumbram tantos horizontes. As primeiras rotas se voltarão para as águas esverdeadas do Caribe e o Mar Mediterrâneo.

BELMOND - Suítes: 2 a 3Capacidade: 6 hóspedesItinerário: região de Champagne, na França -
BELMOND – Suítes: 2 a 3
Capacidade: 6 hóspedes
Itinerário: região de Champagne, na França – (Les Bateaux Belmond/Divulgação)

Pequenos barcos oferecem outro tipo de vivência a bordo, um segmento que será explorado pela bandeira Belmond, parte do conglomerado de luxo LVMH. A ideia ali é ter no cardápio viagens customizadas para grupos reduzidos acomodados em embarcações de duas a seis cabines. Uma delas vai zarpar para a encantadora região francesa de Champagne, serpenteando os rios que a cortam. Sim, aí será preciso caminhar um pouco — e certamente ninguém vai reclamar. O passeio contempla andanças pelos vinhedos e degustação na Maison Ruinart, a mais antiga casa de champanhe do mundo. Depois, é voltar ao barco e se deixar embalar pelo dolce far niente. Como se vê, o vocábulo navegar ganhou múltiplos significados.

Publicado em VEJA de 21 de dezembro de 2022, edição nº 2820

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.