Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

Mamães conectadas: por que elas fazem sucesso nas redes

'Uma hora após dar à luz. Absolutamente linda. Numa fralda', é o que diz o post da fotógrafa australiana Melissa Jean

Por Da redação
Atualizado em 30 jul 2020, 21h53 - Publicado em 11 set 2016, 10h00

Uma hora após dar à luz. Absolutamente linda. Numa fralda“, é o que diz o post da fotógrafa australiana Melissa Jean. A imagem, que tem mais de 1 400 likes no Facebook, foi tirada apenas uma hora depois de Claire Harkins Massingham dar à luz, em julho, e voltou a fazer sucesso no começo do mês.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FMelissaJeanAustralia%2Fposts%2F10153831597098553&width=500

Sem maquiagem e vestindo apenas um sutiã e uma fralda, Claire não é a primeira mamãe a fazer sucesso no universo online. E o motivo pode ser explicado em números: elas são mais engajadas nas redes sociais do que os pais.

Um estudo da Pew Research Center, em parceria com a Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, mostra que 59% dos familiares que usam redes sociais encontraram informações importantes sobre a criação dos filhos nos sites, sendo que 66% deste total são mães. Além disso, 53% das mães dizem que usam as redes para interagir com boas notícias que são compartilhadas em suas timelines. Ainda: 45% das mães afirmam receber apoio de amigos nas redes sociais diante de dificuldades, sendo que 50% delas dizem ter apoio emocional sobre questões da maternidade.

Continua após a publicidade

É o caso da brasileira Juliana Reis que, no começo deste ano, se negou a participar da corrente #DesafiodaMaternidade, que convidou mulheres a postar fotos que as façam se sentirem felizes por serem mães.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fjulianareis.vieira%2Fposts%2F1030225017048706&width=500

Na mesma toada, a americana Aly Brothers fez um post sincero sobre a dificuldade de cuidar de dois filhos pequenos, que não a deixaram dormir na noite anterior ao dia em que publicou o texto. Na imagem, Aly aparece com o rosto vermelho de tanto chorar e os olhos ainda cheios de lágrimas. Ela teve mais de 55 mil curtidas e quase 20 mil compartilhamentos.

Continua após a publicidade

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Falyb0324%2Fposts%2F10210990251456583&width=500

Outra que entrou na onda foi Candace Payne, mãe de dois filhos, que postou um vídeo após fazer compras no qual conta que se deu ao luxo de adquirir um presente de aniversário para ela mesma, e não para seus filhos — uma máscara do personagem Chewbacca, de Star Wars. O divertimento da mãe rendeu 160 milhões de visualizações e 2,9 milhões de compartilhamentos.  “Meu trabalho é ser mãe, então quis postar no Facebook para mostrar a brincadeira para minha família, meus amigos e outras mães que são donas de casa, só para elas se divertirem comigo”, explicou Candace.

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FcandaceSpayne%2Fvideos%2F10209653193067040%2F&show_text=0&width=400

Continua após a publicidade

Sim, a pesquisa da Pew Research Center pode explicar a maior interação das mamães no Facebook e no Twitter. Entretanto, há, evidentemente, uma outra razão, digamos que mais “humana”, para tal: quem não tem empatia pela imagem de uma mulher se divertindo com a maternidade?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.