Mamães conectadas: por que elas fazem sucesso nas redes
'Uma hora após dar à luz. Absolutamente linda. Numa fralda', é o que diz o post da fotógrafa australiana Melissa Jean
“Uma hora após dar à luz. Absolutamente linda. Numa fralda“, é o que diz o post da fotógrafa australiana Melissa Jean. A imagem, que tem mais de 1 400 likes no Facebook, foi tirada apenas uma hora depois de Claire Harkins Massingham dar à luz, em julho, e voltou a fazer sucesso no começo do mês.
Sem maquiagem e vestindo apenas um sutiã e uma fralda, Claire não é a primeira mamãe a fazer sucesso no universo online. E o motivo pode ser explicado em números: elas são mais engajadas nas redes sociais do que os pais.
Um estudo da Pew Research Center, em parceria com a Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, mostra que 59% dos familiares que usam redes sociais encontraram informações importantes sobre a criação dos filhos nos sites, sendo que 66% deste total são mães. Além disso, 53% das mães dizem que usam as redes para interagir com boas notícias que são compartilhadas em suas timelines. Ainda: 45% das mães afirmam receber apoio de amigos nas redes sociais diante de dificuldades, sendo que 50% delas dizem ter apoio emocional sobre questões da maternidade.
É o caso da brasileira Juliana Reis que, no começo deste ano, se negou a participar da corrente #DesafiodaMaternidade, que convidou mulheres a postar fotos que as façam se sentirem felizes por serem mães.
Na mesma toada, a americana Aly Brothers fez um post sincero sobre a dificuldade de cuidar de dois filhos pequenos, que não a deixaram dormir na noite anterior ao dia em que publicou o texto. Na imagem, Aly aparece com o rosto vermelho de tanto chorar e os olhos ainda cheios de lágrimas. Ela teve mais de 55 mil curtidas e quase 20 mil compartilhamentos.
Outra que entrou na onda foi Candace Payne, mãe de dois filhos, que postou um vídeo após fazer compras no qual conta que se deu ao luxo de adquirir um presente de aniversário para ela mesma, e não para seus filhos — uma máscara do personagem Chewbacca, de Star Wars. O divertimento da mãe rendeu 160 milhões de visualizações e 2,9 milhões de compartilhamentos. “Meu trabalho é ser mãe, então quis postar no Facebook para mostrar a brincadeira para minha família, meus amigos e outras mães que são donas de casa, só para elas se divertirem comigo”, explicou Candace.
Sim, a pesquisa da Pew Research Center pode explicar a maior interação das mamães no Facebook e no Twitter. Entretanto, há, evidentemente, uma outra razão, digamos que mais “humana”, para tal: quem não tem empatia pela imagem de uma mulher se divertindo com a maternidade?