Além de um bom momento para os que gostam de música, com uma grande quantidade de shows no país, o ano de 2023 tem sido farto para os amantes de documentários. Produções brasileiras inéditas vêm sendo lançadas, gerando grande interesse do público. Até então considerado um gênero secundário, os documentários mostram sua força. A coluna selecionou alguns dos que merecem sua atenção:
- Lançado nos primeiros dias do ano, Todo Dia a Mesma Noite, uma série documental da Netflix, apresentou a tragédia da Boate Kiss – incêndio que matou 242 jovens no Rio Grande do Sul em 2013. A produção mostra a noite do acidente e o drama vivido pelas famílias.
- Também disponível desde janeiro no streaming, o documentário Me Chama que Eu Vou conta toda a trajetória da carreira musical de Sidney Magal. Através de depoimentos e recortes, é possível ter um panorama dos momentos mais significativos da vida do cantor.
- Olha o que ele fez!, que estreou em maio no Globoplay, leva no título um dos mais famosos bordões de Galvão Bueno. A série documental relata a vida de um dos maiores narradores da história da televisão brasileira, também com depoimentos e arquivos de época.
- Viajando com os Gil, que acompanha Gilberto Gil e sua família nos shows de Nós, a Gente, celebra os 80 anos do cantor em uma turnê internacional pela Europa. A produção, lançada em junho no Prime Video, conta com seis episódios assinados pelo cineasta Andrucha Waddington.
- Muito comentado pelas polêmicas envolvendo o conflito entre Xuxa e a ex-empresária Marlene Mattos, Xuxa, o Documentário, estreou no Globoplay na quinta-feira, 13. A série documental mergulha nas memórias da Rainha dos Baixinhos e resgata sua trajetória, vida pessoal e profissional. A série está dividida em cinco episódios, liberados semanalmente, sempre às quintas.
- Outra atração famosa dos anos 1980 ganhou o registro em documentário. A Superfantástica História do Balão, do Star+, conta a história do grupo musical Balão Mágico, que fez um estrondoso sucesso de 1982 a 1986.
Leia também: A explicação de Xuxa para ausência de paquitas negras
Os cinco surpreendentes fatos revelados no documentário sobre Xuxa
A resposta de Marlene Mattos à onda de críticas de Xuxa
Xuxa relembra assédios no início da carreira
Como a mãe de Xuxa reagia a suposta manipulação de Marlene Mattos
Xuxa revela por que Marlene Mattos impôs término com Ayrton Senna
Marlene Mattos publica indireta após repercussão de encontro com Xuxa
Adriana Bombom recorda perrengue dos tempos como assistente de Xuxa
A briga que distanciou Xuxa de sua paquita mais famosa
Marlene Mattos azedou romance de Xuxa com filho de presidente americano