Por que todo mundo quer filmar e não assistir aos shows
Rock in Rio acontece até domingo no Parque Olímpico
Fenômeno mundialmente percebido já há algum tempo, desde que as novas tecnologias facilitaram o uso das redes sociais por meio de aparelhos móveis e a banda larga deu combustível a essas plataformas, é perceptível que também houve uma mudança em como se consome o entretenimento ao vivo — principalmente shows em grandes festivais. Todos querem mostrar que estavam presentes, seja filmando ou postando, de alguma forma, imagens que traduzam a emoção do momento.
É interessante observar que o fenômeno contemporâneo muitas vezes acaba atrapalhando a própria percepção da realidade. As pessoas deixam de vivenciar a experiência para transportar ao mundo virtual o que teria sido melhor vivenciado no mundo real.
O que se percebe durante os dias de Rock in Rio são grandes paredões formados por telas luminosas de celulares e pessoas que deixam de curtir e interagir com seus ídolos para apenas registrá-los em stories ou no feed, que vão para a “eternidade” das redes sociais.
Esse dito fenômeno comportamental é uma tradução da facilidade das novas tecnologias. Porém, também é fruto de uma má administração do tempo livre. Vivenciar o Rock in Rio ao vivo é uma oportunidade que, para muitos, é única. Para outros tantos, munidos de seus celulares, se torna apenas mais um registro no meio de tantos em suas plataformas digitais.
O papel das redes sociais hoje, muito mais do que informar, é servir de outdoor publicitário de si mesmo, no qual as pessoas se promovem dentro de circunstâncias individuais. Registrar um show e mostrar que estava presente acaba sendo muito mais importante e necessário, nesse sentido, do que apenas curtir o momento.
O que se leva dessa experiência? Apenas likes, likes e likes. No fim, o objetivo é apenas esse: favorecer o engajamento e mostrar que se está no presente, mesmo estando com os olhos vidrados em pequenas telas.
Rock in Rio recomeça nesta quinta; veja cenas exclusivas da Cidade do Rock
Festival acontece até 11 de setembro. Confira a cobertura da coluna #VEJAGente: https://t.co/2UCTnqdc2S#VEJAnoRiR pic.twitter.com/UL3JHda4Ra— VEJA (@VEJA) September 8, 2022
Rock in Rio | As diferenças dos camarotes ‘vipão’ e ‘vipinho’ no festival https://t.co/2UCTnqdc2S#VEJAnoRiR#VEJAGente pic.twitter.com/F47uXm5Tb4
— VEJA (@VEJA) September 5, 2022
Rock in Rio: Glória Groove recebe VEJA no backstage
Cantora se apresenta na tarde desta quinta-feira no festival. Confira a cobertura da coluna #VEJAGente: https://t.co/2UCTnqdc2S#VEJAnoRiR pic.twitter.com/vYaWEFrsci
— VEJA (@VEJA) September 8, 2022