Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

VEJA Gente Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Valmir Moratelli
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Por que todo mundo quer filmar e não assistir aos shows

Rock in Rio acontece até domingo no Parque Olímpico

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 set 2022, 01h51 - Publicado em 8 set 2022, 23h37

Fenômeno mundialmente percebido já há algum tempo, desde que as novas tecnologias facilitaram o uso das redes sociais por meio de aparelhos móveis e a banda larga deu combustível a essas plataformas, é perceptível que também houve uma mudança em como se consome o entretenimento ao vivo — principalmente shows em grandes festivais. Todos querem mostrar que estavam presentes, seja filmando ou postando, de alguma forma, imagens que traduzam a emoção do momento.

É interessante observar que o fenômeno contemporâneo muitas vezes acaba atrapalhando a própria percepção da realidade. As pessoas deixam de vivenciar a experiência para transportar ao mundo virtual o que teria sido melhor vivenciado no mundo real.

O que se percebe durante os dias de Rock in Rio são grandes paredões formados por telas luminosas de celulares e pessoas que deixam de curtir e interagir com seus ídolos para apenas registrá-los em stories ou no feed, que vão para a “eternidade” das redes sociais.

Esse dito fenômeno comportamental é uma tradução da facilidade das novas tecnologias. Porém, também é fruto de uma má administração do tempo livre. Vivenciar o Rock in Rio ao vivo é uma oportunidade que, para muitos, é única. Para outros tantos, munidos de seus celulares, se torna apenas mais um registro no meio de tantos em suas plataformas digitais.

O papel das redes sociais hoje, muito mais do que informar, é servir de outdoor publicitário de si mesmo, no qual as pessoas se promovem dentro de circunstâncias individuais. Registrar um show e mostrar que estava presente acaba sendo muito mais importante e necessário, nesse sentido, do que apenas curtir o momento.

Continua após a publicidade

O que se leva dessa experiência? Apenas likes, likes e likes. No fim, o objetivo é apenas esse: favorecer o engajamento e mostrar que se está no presente, mesmo estando com os olhos vidrados em pequenas telas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.