Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

VEJA Gente Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Valmir Moratelli
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

‘Pepsi, Cadê Meu Avião?’: A série que desnuda bizarro erro publicitário

Entenda a história de John Leonard contra a gigante de refrigerantes

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 dez 2022, 20h00

A nova série documental da Netflix, Pepsi, Cadê Meu Avião? conta a história de John Leonard, um estudante universitário do estado de Washington, que decidiu cobrar o prometido por uma campanha publicitária. Em 1996, a PepsiCo lançou uma ideia de Pepsi Points, no qual os clientes podiam trocar os rótulos por produtos da marca (sessenta fichas renderiam um chapéu e quatrocentos uma jaqueta jeans, por exemplo). Mas no comercial que acompanha o lançamento, a empresa resolveu fazer uma brincadeira: qualquer um que coletasse 7 milhões de rótulos ganharia um jato Harrier. O erro? Acreditar que ninguém tentaria ganhar o avião. 

Leonard, depois de ver o anúncio, percebeu que poderia comprar Pepsi Points por 10 centavos, assim o jato de 23 milhões de dólares lhe custaria 700.000 dólares. Ao longo de quatro episódios, a série relata a determinação do jovem em enfrentar uma corporação multinacional para conseguir o que um anúncio lhe prometeu. Em entrevista ao The Guardian, Leonard comentou: “Eles estavam contando com a existência de uma tonelada de sonhadores como eu, mas eles simplesmente nunca imaginaram que um sonhador como eu teria acesso a alguém que estivesse disposto a fazer esse passeio louco e realmente preenchesse o cheque”.

Agora aos 48 anos, ele vive em Talkeetna, no Alasca, e trabalha como guarda do parque nacional. Vive com a sua mulher, Dottie, e os seus dois filhos, uma filha e um filho. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.