Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O dia em que Pelé e John Lennon se encontraram num curso em Nova York

Estas e obras saborosas curiosidades compõem o livro ‘Pelé, o rei visto de perto’

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 mar 2023, 14h55 - Publicado em 9 mar 2023, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rebeca Andrade levou medalha de ouro no solo na Olimpíada de Paris, além de um prêmio de R$ 826 mil
    Pelé com a camisa da Seleção Brasileira - (Paulo Vitale/VEJA)

    A pedido da coluna, Maurício Oliveira selecionou algumas curiosidades do seu recém-lançado livro Pelé, o Rei Visto de Perto. O que só reforça a genialidade e, ao mesmo tempo, a simplicidade do maior jogador de todos os tempos. Confira:

    Publicidade

    Autor do prefácio do livro Pelé, o Rei Visto de Perto, Clodoaldo revelou ao autor Maurício Oliveira que flagrou o jogador chorando no ônibus a caminho da final da Copa de 1970, cena que só ele e mais um ou dois companheiros perceberam. Oliveira teve a oportunidade de conferir a história com o próprio Rei, que confirmou: “Tinha um pessoal passando, bandeira, de repente me deu um aperto, uma tristeza, e comecei a chorar. Talvez tenha sido a melhor coisa, por causa do desabafo. Era uma sensação de angústia”. Houve outro momento em que o Atleta do Século, muitas vezes visto como um super-homem, tremeu: antes de bater o pênalti do gol 1.000. “Senti uma fraqueza nas pernas, coisa que raramente tinha acontecido daquele jeito ao longo da minha carreira”, confessou Pelé.

    Publicidade

    Hoje, fazer três gols na mesma partida é um feito tão raro que dá até direito a pedir música no Fantástico. Para Pelé, faltaria repertório: ele fez três ou mais gols no mesmo jogo em nada menos que 127 ocasiões. O recorde supremo foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto: oito gols no 11 a 0 de 1964. Completar uma sequência de dez jogos fazendo gols é outro feito raríssimo hoje, mas que Pelé alcançou sete vezes. Em uma dessas sequências, chegou a 20 jogos seguidos fazendo gols, em 1962. Essas são algumas das curiosidades estatísticas que permeiam o recém-lançado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Pelé também tinha um lado fã. Gostava de acompanhar novelas, por exemplo. Quando deu entrevistas para Oliveira, estava feliz por ter conhecido, alguns dias antes, o comediante Jackie Chan. “Muito palhaço, muito divertido, do jeito que é nos filmes”, comentou Pelé. O livro descreve como foi o primeiro contato do Rei do Futebol com grandes celebridades mundiais. Ronald Reagan, por exemplo, disse: “Prazer, sou Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, mas você não precisa se apresentar porque todo mundo conhece o Pelé”. Já o encontro com John Lennon foi casual, no intervalo de uma escola de idiomas de Nova York, onde Pelé estudava inglês e Lennon buscava noções de japonês por causa do relacionamento com Yoko Ono. “Quando o Pelé me contou essa história, fiquei imaginando um aluno comum da escola que foi fazer um lanchinho e deu de cara com Pelé e Lennon batendo papo”, diverte-se Oliveira.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.