Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

VEJA Gente Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Valmir Moratelli
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Documentário expõe dilemas políticos que Rock in Rio pode ter em setembro

Apesar de pouco exploradas na produção do Globoplay, manifestações estão atreladas a festival

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 ago 2022, 11h28 - Publicado em 3 ago 2022, 14h30

Cenas de bandeiras do Brasil em punho, servindo como adereços e vestimentas, dão a tônica das cenas iniciais de Rock in Rio – a História, série de cinco episódios já disponível no Globoplay. A primeira edição, num terreno enlameado da ainda pouco habitada Barra da Tijuca em 1985, teve como contexto político a redemocratização do Brasil e a eleição de Tancredo Neves. Impossível não se fazer um paralelo com os tempos atuais. A próxima edição do festival acontece a um mês das eleições. Para completar, no final de semana anterior e posterior ao feriado de 7 de setembro, utilizado por Jair Bolsonaro (PL) como marco para que apoiadores vão às ruas vestidos de verde e amarelo.

Leia também: Pepeu Gomes surpreende com posição sobre protestos políticos em shows

A produção se propõe a contar como o festival se tornou parte da história e da cultura do país, acompanhando as transformações de cada época. Mas o que se assiste é a uma sucessão de recortes de entrevistas, a maioria não é inédita (como a da então estreante Anitta, logo após se apresentar na edição de 2019; ou a conversa icônica de Freddie Mercury com Gloria Maria), e picotes de shows facilmente encontrados no YouTube. Não há uma linha narrativa que prenda a atenção. Nem novidades de bastidores.

A própria história do festival renderia diversos desdobramentos interessantes e pertinentes para se discutir a importância do entretenimento para o país – principalmente em tempos de ataques à cultura. Era só escolher uma linha e seguir em frente… Como a cidade do Rio se transformou em quase quarenta anos; as alterações no humor político do país e sua recente democracia; a profissionalização do show business latino; a moda e os costumes de artistas que, para se manterem no auge (e no palco mundo), dialogam com sua época; entre tantas outras possibilidades.

Continua após a publicidade

Com direção de Patricia Guimarães e produzido por Andrucha Waddington, Renata Brandão e Mariana Vianna, com roteiro de Rodrigo Pinto, o documentário prefere seguir uma linha publicitária, vendendo a imagem de que os dias de festival são sempre incríveis, à parte da realidade da cidade e do país. As imagens de tiroteio na favela da Rocinha, durante a edição de 2015, ou mesmo a briga do ex-governador Leonel Brizola com o empresário Roberto Medina se perdem no meio de números musicais. Mas é pensando num futuro próximo que a produção parece dar um norte. Pelo slogan “Se a vida começasse agora”, reforça-se como o evento deve proporcionar momentos emblemáticos a um mês das eleições de outubro. A vida pode recomeçar a partir dos gramados, hoje já sem lama, do Rock in Rio.

.
– Roberta Medina, Renata Brandão, Mariana Vianna, Teresa Penna, Roberto Medina, Patrícia Guimarães, Luis Justo e Rodolfo Medina no lançamento do Original Globoplay ‘Rock in Rio – A História’ (- Reginaldo Teixeira/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.